A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), realiza a limpeza das áreas diretamente afetadas pelas chuvas. Conforme a pasta, as equipes estão de prontidão para atender as demandas da população e atuam em diversas frentes de trabalho, com máquinas, caçambas, carros pipa e caminhões hidrojato.

Já foram retiradas cerca de três mil toneladas de materiais arrastados pelas águas da chuva, que acabaram sendo acumulados nas vias e residências. São materiais como lixo, madeira, restos de entulho e barro. O serviço de limpeza e poda acontece em diversos pontos da cidade. No último sábado (22), a Secsurb realizou a limpeza completa da Rua Marquês de Paranaguá, no Centro.

sos chuvas

Nesta segunda-feira (24), as equipes se concentram nos bairros Esperança; Conquista; Hernani Sá; Princesa Isabel; Basílio (ruas Palmares e Ouro Verde); Rua Esperanto Perolato (Rua do Cano); Avenida Ubaitaba; Luiz Gama; Rua Pedro Calmon; Avenida Canavieiras e Avenida Antônio Carlos Magalhães.

Em apenas 10 horas, choveu 187 milímetros, o que causou alagamentos, transbordamento de córregos, queda de muros e de árvores. Apesar dos danos materiais, não houve vítimas. A Prefeitura mantém atenção à instabilidade climática e desenvolve medidas de prevenção e mitigação dos efeitos dos temporais.

“Vamos atender todas as comunidades afetadas e garantir que os moradores possam retomar a sua rotina normal”, afirmou João Aquino, titular da Secsurb.