A Autarquia de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Ilhéus, membros da Gestão e da Secretaria de Educação (Seduc) iniciaram o planejamento que visa a criação do Núcleo Permanente de Educação para o Trânsito e Mobilidade em âmbito municipal. O núcleo será formado por agentes de trânsito, com formação técnica específica, que terão entre outras funções discutir, elaborar, executar e acompanhar a Política Municipal de Educação para o Trânsito, com projetos e ações a curto, médio e longo prazo.

Recentemente, o prefeito Mário Alexandre sancionou Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) que beneficia 84 servidores e contempla a formação permanente e continuada para a categoria, dotando o grupo dos conhecimentos necessários para desempenhar as suas atividades administrativas, de fiscalização e operação de trânsito.

O trabalho da comissão visa solidificar a política permanente de valorização profissional, em parceria com o Sindicato dos Agentes de Trânsito do Estado da Bahia (Sindatran). Para Valério Bomfim, presidente do Sindratan, “a política inovadora e responsável do prefeito Mário Alexandre mostra a visão voltada ao trânsito mais seguro, humano, com menos mortes, acidentes e sequelados, além de ambientalmente correto, socialmente justo e equilibrado. A educação será prioridade e a capacitação possibilitará excelência na prestação do serviço”, destacou.

Entre os primeiros desafios da comissão, estão a discussão, elaboração e execução de ações para a Semana Nacional de Educação para o Trânsito, obrigatória pela Lei 9.503/1997, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, a comissão também será responsável por executar e acompanhar o Programa de Educação Permanente de Capacitação, Formação e Educação para o Trânsito voltado aos agentes.

De acordo com o diretor geral da Autarquia Municipal de Trânsito, Valci Serpa, incumbe ainda ao Núcleo discutir a criação da Academia de Educação, Capacitação, Preparação e Formação dos Agentes de Trânsito, desde a admissão, após concurso público, até a aposentadoria, similar à Polícia Rodoviária Federal.