Sob o tema “História de Ilhéus, pelas Ruas de Jorge”, a Prefeitura realizou dos dias 13 a 15 de junho a Formação Continuada em Rede, voltada para os professores da Educação Infantil e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com abordagem no estudo da história e cultura do município.

As atividades foram promovidas no Museu da Capitania, localizado no Palácio Paranaguá, e fazem parte das ações desenvolvidas por meio da parceria entre as secretarias de Educação (Seduc) e de Cultura (Secult).

formação continuada; seduc; secult

A iniciativa objetiva abordar o tema integrador – História de Ilhéus- através do Documento Curricular Referencial de Ilhéus (DRCI); conhecer a cidade sob a perspectiva do escritor Jorge Amado; dar subsídios aos professores para trabalhar a temática em sala de aula; e contribuir, teoricamente, com a produção dos materiais para os projetos Agosto de Jorge, Festival de Talentos e nas Ondas da Leitura.

“Ao longo do ano realizaremos formações, eventos e visitas para ampliar as atividades pedagógicas. A nossa cultura precisa estar em evidência, dentro e fora do ambiente escolar”, destacou a professora Eliane Oliveira, titular da Seduc.

formação continuada; seduc; secult

Em colaboração com o escritor e titular da Secult, Geraldo Magela, a formação proporcionou dias de imersão nas riquezas de Ilhéus, ressaltando a importância do patrimônio público material e imaterial da cidade.

De acordo com a professora Taís Moura, a proposta objetiva colocar o DRCI em prática e fazer com que o documento se transforme em uma ferramenta para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.

formação continuada; seduc; secult

por Sucom