A Prefeitura de Ilhéus recebeu na segunda-feira (28) a doação de 700 protetores faciais tipo ‘face shield’, produzidos pelo projeto FaceShield-NF do Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro  (UERJ) – Campus Nova Friburgo. Os equipamentos de proteção já estão no almoxarifado da Secretaria de Saúde (Sesau) e serão utilizados pelos profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“A parceria entre as instituições é crucial, pois contribui de forma fundamental na luta para reduzir a propagação do vírus em nossa cidade, protegendo os servidores e a população que busca os serviços públicos de saúde”, destacou Régis Aragão, coordenador do Gabinete de Crise de Ilhéus.

A doação é fruto da parceria entre o Município, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a UERJ e a Força Aérea Brasileira (FAB) e destinou 1.020 protetores, dos quais 320 foram doados para UESC para utilização no Laboratório de Farmacogenômica e Epidemiologia Molecular – LAFEM/UESC e no Hospital Veterinário – HV/UESC.

A doação foi articulada pelos professores Lucas V. P. C. Lima, vice-diretor da UERJ – campus Nova Friburgo, pelo  professor  Francisco Bruno Souza Oliveira, coordenador do Programa de Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia (PPGMC) da UESC e pelo Coordenador do Gabinete de Crise, Régis Aragão.