O prefeito Mário Alexandre assinou na última quarta-feira (22), o Termo de Cooperação Técnica do Programa Despertar para o exercício de 2023. A iniciativa é realizada através da parceria entre a Prefeitura, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional da Bahia (SENAR/AR-BA), a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Ilhéus.

A Secretaria de Educação (Seduc) explica que o programa tem como principal objetivo promover o ensino voltado à responsabilidade social, com o propósito de contribuir para a formação integral das crianças e jovens do meio rural. Em Ilhéus, foi implementado pela gestão do prefeito Mário Alexandre, em 2017.

Conforme a professora Eliane Oliveira, titular da Seduc, todas as 16 escolas do campo e seus 44 espaços são contemplados pelo projeto. Cerca de cinco mil alunos e 270 profissionais estão envolvidos para garantir que as ações sejam efetivadas.

A cada ano, o Programa Despertar aborda um tema gerador e transversal, a fim de incentivar a elaboração dos projetos socioambientais das escolas, garantindo uma boa convivência do estudante com o lugar onde ele convive e preparando-o para a vida e para o exercício da cidadania.

escolas; zona rural; programa despertar; seduc

Mário Alexandre afirma que a continuidade das ações representa o fortalecimento do trabalho desenvolvido para assegurar a formação dos estudantes como cidadãos. “Acreditamos no potencial das escolas do campo e vamos seguir realizando atividades integradas para construir um ambiente educativo saudável para toda a comunidade escolar”.

Neste ano, o tema norteador faz referência à “Liderança Empreendedora nas Escolas do Campo”. A primeira formação presencial pós-pandemia será realizada no dia 31 de março, no Colégio Estadual Eduardo Catalão, das 8h às 17h, tendo como formadora a professora Maria Amélia.

Entre as atividades propostas na formação está a organização de um Censo Agropecuário, que visa conhecer o que cada comunidade produz e assim juntamente com a coordenação municipal do programa organizar uma Feira Empreendedora dentro da própria localidade.

Por meio de ações conjuntas é possível garantir o uso dos temas contemporâneos transversais e integradores para promover a reflexão e a expressão de conceitos e valores básicos para a democracia e cidadania, trabalhados de modo coordenado e contextualizado.

escolas; zona rural; programa despertar; seduc