A Prefeitura de Ilhéus realiza diariamente a limpeza pública e coleta de lixo e entulho nas zonas urbana e rural da cidade. O cronograma executado pela Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb) não sofreu alterações, contudo devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) o efetivo foi reduzido. O prefeito Mário Alexandre assegura a rotina dos serviços essenciais e reforça o pedido para que a população colabore, evitando descartar lixo nas vias públicas.

“O trabalho segue um plano de ação definido, mas a cooperação é fundamental para que mais recursos possam ser revertidos em benefícios para a população. Manter a cidade limpa é um dever de todos”. Conforme Hermano Fahning, titular da Secsurb, o Município fornece todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para garantir a saúde e prevenção dos servidores que continuam trabalhando. Os funcionários com mais de 60 anos e aqueles que integram o grupo de risco estão afastados das atividades.

O trabalho é executado com patrulha mecanizada, eliminação de pontos de lixeiras viciadas, caminhão varredeira, poda e roçagem. As ações já foram intensificadas nas seguintes localidades: Santo Antônio de Pádua; CAIC Darcy Ribeiro; Urbis; Avenida Itabuna; Alto do Coqueiro; Alto do Basílio; Ilhéus II; Nossa Senhora da Vitória; Maramata; Sapetinga; Couto; cabeceira da ponte do Pontal; Cidade Nova; Avenida Soares Lopes; Alto da Conquista; Avenida Esperança; Cemitério da Vitória; antigo Hospital Regional; Luiz Gama; Gamboa; Embasa, Praia do Cristo; São Miguel; Ponta do Ramo; Basílio; Avenida Itabuna e Alto do Amparo.

A Prefeitura possui um canal de comunicação para o registro de denúncias e irregularidades referentes ao descarte irregular de lixo, pneus e entulhos em espaços públicos. O Disque-Denúncia funciona através do número WhatsApp (73) 98899-2376.