A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e da Superintendência de Serviços Públicos, vai executar a partir da próxima semana, serviços de manutenção e melhoramento nas estradas vicinais. Para isso, fechou parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Territorial Litoral  Sul (CDS -LS) para a locação de  duas patrulhas mecânicas.
O secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, afirmou que a frota será reforçada em cinco equipamentos pesados, a exemplo de uma patrol, uma pá-carregadeira, uma retroescavadeira, uma escavadeira e um rolo para atuar na abertura e conservação das estradas rurais do município. “Fechamos um acordo também com o Sindicato de Agricultoras e Agricultores Familiares e demais associações rurais que se ressentem de apoio para escoar a produção”, disse.
Ao final do encontro, ontem, dia 6, que teve a participação dos presidentes do sindicato, Maria  Cristina Vitória da Silva, da Associação do Ribeirão Seco, Alda dos Santos Miranda, e da Associação do Serrado, Cosme Neres, o titular da SIURB informou que se abriu novo ciclo de diálogo com as comunidades.  “Há um ano e meio  enfrentamos um período chuvoso no Sul da Bahia, o que nos causou problemas na execução do cronograma de manutenção das estradas vicinais’, declarou.
Segundo a presidente Maria Cristina da Silva, “há seis anos que as famílias que moram no campo se sentem sem acompanhamento da Prefeitura. Ficamos felizes com o resultado deste encontro, com a participação do Consórcio. Ficou decidido que as máquinas voltarão a atuar na zona rural. Para nós era muito difícil sair de casa para consulta médica, para ir à escola ou mesmo para escoar a produção. Agora depois de a gente conversar com o prefeito Augusto Castro está tudo definido”, finalizou.