Cumprindo o compromisso de assegurar melhor qualidade na infraestrutura dos espaços educativos da Rede Pública Municipal de Ensino, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), entrega às comunidades do bairro São Caetano e Nova Ferradas.
 
As obras de reforma e requalificação do Grupo Escolar Municipal Professor Everaldo Cardoso e do Grupo Escolar Municipal Professora Florípedes Menezes Santos de Oliveira, respectivamente, foram executadas pela Prefeitura de Itabuna. 
 
As solenidades estão programadas para esta quinta-feira, dia 2, às 10 horas, na Rua Floresta, no São Caetano, e na sexta-feira, dia 3, às 9 horas, na Rua 25 de Dezembro, no bairro Nova Ferradas. 
 
“O prefeito Augusto Castro determinou empenho e atenção para que o maior número de unidades escolares retorne às aulas presenciais.  Nenhuma delas está deixando de oferecer atividades por meio dos blocos de atividades que cada familiar ou aluno retira nas escolas a cada 15 das”, afirma o secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior. 
 
Segundo ele, em muitas escolas o mobiliário estava bastante danificado, fato  agravado 
pelo longo período de inatividade pós-pandemia e pelas enchentes. Por isso, a Prefeitura de Itabuna fez um investimento superior a R$ 5 milhões em mobiliário escolar. “Há 55 unidades ainda sob reforma
 
O Programa de Requalificação das Escolas Municipais vem sendo executado pela Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), desde janeiro, após um minucioso relatório situacional que revelou o péssimo estado de conservação e manutenção das unidades escolares e creches. Nesta segunda fase, 12 escolas e creches estão sendo contempladas.
 
O Grupo Escolar Professor Everaldo Cardoso atende 704 alunos matriculados nos turnos diurno (1 º ao 5º ano) e noturno, com o segmento Educação de Jovens e Adultos (EJA). Conta com a atuação de 50 profissionais entre professores, técnicos administrativos e pessoal de apoio.  
 
A Escola passou por uma reforma geral em todas as suas dependências, com serviços de pintura, revisão do telhado, melhoria das instalações elétricas e hidrossanitárias, além de substituição de portas e fechaduras e instalação de revestimento e piso cerâmico.
 
Já na Escola Municipal Florípedes Menezes são atendidos 280 alunos da pré-escola ao 3º ano do Ensino Fundamental. Nela atuam 8 professores e 5 profissionais de apoio e técnico-administrativo.Segundo a diretora Luzamira Ribeiro de Mendonça,  há 22 anos que o imóvel necessitava de reparos e de novo mobiliário.
 
“As crianças estão satisfeitas e alegres com as intervenções da Prefeitura. Na unidade, as intervenções incluíram serviços de pintura geral, revisão do telhado, reparo elétrico e hidráulico, troca de portas e substituição dos mobiliários, bem como melhoria da estrutura do reservatório de água”, acrescentou.