O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, confirmou nesta sexta-feira, durante o seminário de Planejamento Estratégico, Aperfeiçoamento, Controle de Gestão do Governo Municipal, no auditório do SEST/Senat, que está em fase de conclusão os processos de licitação para a contratação de empresas de engenharia e construção civil para o inicio, ainda no segundo semestre, da execução de obras de esgotamento sanitário, pavimentação e melhoria da mobilidade urbana em oito bairros e no centro da cidade.

Somente para esgotamento sanitário, drenagem e pavimentação serão investidos mais de R$ 31 milhões em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – II, do Governo Federal. A licitação está prevista para o próximo dia 10 de junho. Entre as obras previstas também estão a construção da encosta no bairro Vila das Dores, duplicação do final da pista da Avenida Juracy Magalhães, na saída de Itabuna para Ilhéus.

A Prefeitura de Itabuna também está preparando uma nova licitação para a construção Shopping Popular, no centro, e acaba de conseguir mais R$ 1,8 milhão para conclusão da obra de infraestrutura da Avenida Amélia Amado. O prefeito afirmou que, mesmo com dificuldades financeiras, os recursos para a execução da obra do centro de comércio popular estão assegurados pelo município.

Vane também citou os projetos que estão em andamento, como a construção de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), uma no bairro Monte Cristo, que está praticamente pronta, e outra bairro Fonseca, que deve ser concluída até o final do ano. O prefeito destacou ainda o aumento dos recursos destinados para áreas como Educação e Saúde. “Aumentamos o percentual do dinheiro da Educação de 22,67% , em 2012, para 27% no ano passado, enquanto na Saúde saltou de 11% para 17% em 2014”, afirmou o prefeito.

Mais projetos

Depois do balanço feito pelo prefeito, o secretário de Planejamento e Tecnologia, vice-prefeito Wenceslau Júnior, apresentou um resumo dos mais de 20 projetos para melhorar a gestão pública, assegurar investimentos importantes para o desenvolvimento do município. Os projetos priorizam a valorização dos servidores, novos investimentos na rede básica de saúde e educação, melhoria na infraestrutura do município e reforços nas políticas públicas para atrair mais empreendimentos para Itabuna no curto, médio e longo prazo.

Já o coordenador de Projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Irineu Frare, observou que a Prefeitura de Itabuna faz parte de um pequeno grupo de municípios brasileiros que conseguiu fazer o dever de casa, com a redução de gastos da máquina pública e aumento nos investimentos. “O prefeito de Itabuna conseguiu uma redução significativa com a folha de pagamento e cortando dos desperdícios”, disse. Nos últimos 12 meses, a FGV assessorou o município no planejamento estratégico.

Nos últimos dois anos a Prefeitura de Itabuna reduziu em 20% os gastos com folha salarial sem sacrificar o conjunto dos servidores. O desempenho foi possível porque o prefeito Claudevane Leite cortou em cerca de 40% o número de cargos comissionados, reduziu o próprio salário e os vencimentos dos secretários. “Foram dados passos importantes para que todos os índices do município estejam melhores”, avaliou Irineu Frare.

Como um dos representantes da sociedade civil, o presidente da Associação Grapiúna do Paraplégico (AGP), Bruno Santana, elogiou o planejamento estratégico elaborado pela FGV, no que se refere a projetos que visam melhorar a mobilidade. “É um grande avanço para a população de Itabuna. Estamos felizes em poder participar de um debate tão importante”, elogiou.

Já o médico e empresário Ruy Cunha, emocionado, destacou que as ações da atual administração estão melhorando muito a infraestrutura da cidade. Participaram do seminário secretários municipais e diretores de departamento, representantes da Polícia Militar, Caixa Econômica Federal e de entidades civis, presidentes da Emasa, Ricardo Campos, e da Fundação Marimbeta, Acácia Pinho, e da FASI, Paulo Bicalho, além do deputado federal Davison Magalhães (PC do B), vereadores Jairo Araújo, Pastor Francisco Edes, Ailson Souza, Joilson Rosa, César Brandão, Josué Brandão Junior e servidores efetivos e comissionados.