A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), está promovendo desde ontem, quinta e, hoje,  sexta-feira, dias 9 e 10, uma capacitação integral para os conselheiros tutelares eleitos no dia 1º de outubro. São 10 titulares e 10 suplentes.

“Ganha Itabuna por ter um grupo de futuros conselheiros tutelares devidamente capacitados para o exercício das suas funções, que é a garantia do direito das crianças e dos adolescentes”, destacou o secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Josué Brandão Júnior.

Segundo o titular da SEMPS, os fundamentos do trabalho dos Conselhos Tutelares I e II são estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. “Por isso, os próprios conselheiros estarão aptos a desempenhar seu trabalho na preservação de direitos”, acrescentou.

Ele lembra que esta capacitação integra o pacote de serviços contratados pela Prefeitura de Itabuna, como política pública, para elaboração do edital da eleição, realização das provas e por fim a capacitação dos conselheiros.

“Trata-se de um momento muito importante em que estão sendo transmitidas informações sobre a rotina de trabalho, o papel do conselheiro, direitos e deveres, relações interpessoais, entre tantos outros pontos essenciais”, explicou o secretário.

Um diferencial desta capacitação, de acordo com o secretário Júnior Brandão, é que estão sendo capacitados os conselheiros titulares e suplentes.

“É preciso que todos estejam treinados, porque se houver alguma necessidade o suplente estará capacitado para assumir as funções. Na última eleição, por exemplo, também tivemos 20 eleitos. Mas, alguns foram deixando o cargo durante o período e ao final estávamos com um déficit de três conselheiros”, encerrou.