Sob o tema “Liderança Estudantil: estudante ajudando a construir o diálogo e a democracia na escola” que aconteceu um encontro na manhã desta terça-feira (31), no Teatro Municipal Candinha Dória. Este primeiro evento fo, promovido pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal da Educação.

A ação teve como objetivo a formação de futuros líderes e profissionais conscientes dos valores sociais com características de destaques de liderança como: humildade, integridade e exemplos práticos do exercício da cidadania.

A gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) tem como compromisso o desenvolvimento social e coloca como base fundamental os pilares básicos da cidadania, a exemplo da valorização da educação.

“Educação é a base de tudo na formação cidadã e da família, na convivência e em todas as relações sociais. Qualquer país que deseja se desenvolver, precisa investir na educação”, disse o prefeito aos jovens durante o evento.

“Em Itabuna, encontramos uma situação difícil no passado com várias escolas sem reformas e sem ampliação. Por isso, buscamos requalificá-las para melhorar a qualidade do ensino com a ampliação oferta do material pedagógico e de mobiliários escolares. É verdade que fizemos muito, mas temos muito a fazer” destacou Augusto

De acordo com o secretário de Governo, Rosivaldo Pinheiro, o cuidado e o diálogo com a juventude é o centro do projeto de cidade que o governo municipal desenvolve. E a educação é o eixo transformador que possibilita a formação de lideranças através de exemplos.

“A escola é um ambiente nosso. Se você cuida bem da escola onde você está, certamente vai conseguir impactar sua rua, o seu bairro e consequentemente a cidade. Se isso acontecer, com certeza faremos nosso país um lugar melhor. Por isso, acredito na força da juventude e na força da educação” afirmou Pinheiro.

Para além dessas ações, a Administração Municipal tem buscado criar áreas de convivência, com requalificação de praças e espaços de lazer e esportivos, a exemplo campos de futebol e areninhas, a volta dos Jogos Estudantis e do Campeonato Interbairros são formas de inclusão dos jovens em eventos sociais e esportivos.

A coordenadora da Equipe de Fortalecimento à Gestão Democrática, Inês Sobrinho destacou que o Encontro de Liderança Estudantil segue uma determinação do Regimento de Referência da Rede Municipal de Ensino que confere a todas as escolas do 1º ao 9º ano o dever de realizar eleições de suas lideranças e vice-lideranças e uma vez por ano deve realizar o encontro com os líderes eleitos em sala de aula.

Já os professores Evelize Souza e Alex, da Escola Margarida Pereira, afirmaram que o evento é importante para que o adolescente perceba a importância que tem na sociedade e também conseguir gerenciar possíveis crises no ambiente escolar, como também no seu cotidiano.

As estudantes Samile Vitória, da Escola Municipal Luiz Viana Filho, e Maria Kaliane, da Escola Municipal Flávio Simões falaram que eventos como esse são importantes para poder conhecer colegas de outras instituições e ainda líderes respeitáveis como o prefeito Augusto Castro e os secretários da Educação, Adriana Tumissa, e de Governo, Rosivaldo Pinheiro. “Foi uma experiência das mais inspiradoras”, concordaram.