Em comemoração a semana mundial do meio ambiente, a Prefeitura de Una lança na próxima segunda-feira (5), 8h, no bairro Sucupira (próximo ao fórum), o programa Una Cidade Verde. A abertura do programa contará com a presença do prefeito Tiago de Dejair, que, juntamente com alunos da rede municipal, dará início ao plantio de mil mudas de árvores nativas.

A iniciativa, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, é a maior ação voltada para a preservação ambiental já implementada em toda a história da cidade e mobilizará todos os setores da prefeitura e da sociedade civil. A ação conta com a parceira da empresa de limpeza urbana Biomaq e do Instituto Biofábrica de Cacau.

“Diante da evolução das demandas sociais e ambientais, um dos maiores desafios dos gestores públicos é construir uma política de integração entre o setor produtivo e o meio ambiente. Una é um dos municípios com maior biodiversidade de fauna e flora do mundo e nós acreditamos que é possível fortalecer a economia local com responsabilidade ambiental e sustentável, revertendo essa riqueza em geração de emprego e renda”, destacou Tiago.

O programa será inicialmente dividido em cinco projetos voltados para a arborização da cidade, reflorestamento de nascentes e matas ciliares, descarte correto de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, implantação do viveiro municipal de árvores nativas e capacitação ambiental. Durante toda a semana serão realizadas atividades educativas, de conscientização e comemoração.