A implantação de políticas públicas de mobilidade urbana e de acessibilidade sempre estiveram na pauta no atual Governo de Ilhéus. Por isso, na manhã desta sexta-feira (14), um grupo formado por articuladores interessados no assunto esteve no Centro Administrativo para apresentar ao prefeito Mário Alexandre, um projeto com esse fim.

Interessado nas alternativas que impulsionem o desenvolvimento da cidade, o prefeito assistiu a apresentação do Instituto Nossa Ilhéus (INI), que propôs um desenho que incorpora um sistema de readequação da Central de Abastecimento do Malhado e do seu entorno. O traçado sugere um plano de mobilidade urbana para aquela artéria.

O consultor Jonathan Souza, do Instituto Nossa Ilhéus, apresentou o resultado do concurso de ideias de arquitetura e urbanismo lançado recentemente. ”O objetivo da iniciativa era selecionar e premiar o melhor projeto que se encaixa na área sugerida, que é a Central do Malhado e entorno”, argumenta o consultor do Projeto MobCidades.

O prefeito Mário Alexandre falou sobre a importância de debater alternativas que melhorem a vida das pessoas. “Ilhéus esbarra em um problema cultural. Quando vejo governo e comunidade dialogando em prol da cidade, me anima”, ressaltou. O prefeito ainda sugeriu a formação de uma comissão para tratar do assunto.

Já o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Urbanismo, Jerbson Moraes destaca a importância de abordar os reais problemas da cidade. “Vale ressaltar que o prefeito vem implantando uma nova forma de se fazer política em Ilhéus, discutir com a sociedade civil os problemas da nossa cidade”, opinou.

Ainda segundo Moraes, foi entregue um documento de estudo realizado para reativação do Conselho da Cidade. “Um pedido do prefeito que o Conselho seja restaurado o mais rápido possível, pois, discussões como essa, vão estar na pauta do município para discussão desses problemas, informando à população tais projetos”, concluiu.

O encontro contou ainda com a participação de representantes do Ministério Público, Rotary Clube de Ilhéus, Faculdade Madre Thaís, Sindicato dos Feirantes e Ambulantes, Associação dos Feirantes da Central de Abastecimento do Malhado, Administração da Central de Abastecimento do Malhado, Associação dos Surdos de Ilhéus, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Sutram.