Garantir a segurança alimentar e a imunidade de crianças em vulnerabilidade socioeconômica, são algumas das finalidades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), fomenta a agricultura familiar com a compra de frutas, verduras e hortaliças, repassadas às redes socioassistenciais da cidade.

Durante as quatro primeiras semanas de vigência do programa, foram distribuídos 35.985 quilos de produtos hortifrutigranjeiros, beneficiando 20 entidades. Os alimentos foram adquiridos diretamente de 153, dos 175 agricultores do município cadastrados no PAA, conforme explica Vinícius Briglia, secretário de Desenvolvimento Econômico.

“O prefeito Mário Alexandre disponibilizou um caminhão para escoar os produtos agrícolas vindos do interior, garantindo assim a renda do agricultor familiar e o trabalho desenvolvido junto às entidades”, frisou Briglia.

A entrega é feita pela Superintendência de Agricultura e Pesca (Suap), duas vezes por semana, sempre às terças e quartas-feiras. O repasse feito pelo Ministério da Cidadania destina R$ 600 mil para a compra de alimentos de pequenos agricultores familiares, durante o período de seis meses, garantindo o suporte nutricional às pessoas em situação de insegurança alimentar.