“Não temos dúvida de que a troca de experiência se constituiu num momento importante para dar visibilidade às práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula e também para destacar a participação das crianças no fazer pedagógico, a partir da escuta sensível do professor com relação ao que elas trazem de experiências”.

A afirmação é da coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação, Silvana Carvalho Almeida, ao comentar sobre a realização do IV Seminário Interno da Educação Infantil destinado a diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e professores das instituições da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Itabuna e que reuniu representantes de 12 unidades escolares no Centro de Cultura Adonias Filho.

O encontro com o tema “Formação Colaborativa de Professores: um diálogo entre a teoria e a prática” teve como objetivo fomentar o debate sobre a importância do desenvolvimento profissional docente e suas implicações na prática educativa. Também serviu para promover um espaço coletivo de reflexão da prática dos professores, por meio de palestras, relatos e exposição de trabalhos pedagógicos.

 Silvana Almeida disse que o Seminário foi muito mais do que um encontro de professores, mas um momento especial para “socializar experiências vividas pelos professores no processo formativo, por meio das sequências de ensino nas creches e pré-escolas da Rede Municipal de Ensino no ano letivo 2023 visando a excelência no ensino-aprendizagem em nossa cidade”, comentou.

O encontro foi realizado pelo Departamento da Educação Básica da Secretaria Municipal da Educação, através da Coordenação de Ensino da Educação Infantil em parceria com o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e contou com palestras dos próprios professores da Rede Municipal de Ensino.

Com o auxílio de vídeos e exposição, os palestrantes narraram histórias infantis e as experiências em sala de aula.  A primeira a se apresentar foi a professora Silmara Anjos, da Escola Comunidade Rainha dos Anjos, que explorou o tema “Sapomatizando a partir da música: fui ao mercado comprar café”.  “A história é uma forma lúdica de transmissão de conhecimentos e um poderoso estímulo à imaginação, além de uma importante aliada da educação infantil”, contou.

A última palestra coube a professora Marcela Santos, da Creche Gil Nunesmaia que abordou o tema “Matematizando na Educação Infantil – breve relato das experiências docentes no Centro Municipal de Educação Infantil”.