A Prefeitura de Itabuna recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 6, no Centro Administrativo Firmino Alves, um caminhão bitrem carregado de insumos médico-hospitalares provenientes de doação do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. Essa ajuda vem somar a uma rede de solidariedade formada por voluntários, empresas e anônimos de várias regiões do Brasil e até de outros países.

Entre os itens da doação, estão equipamentos de proteção individual (EPIs), avental, seringas, luvas, máscaras faciais e soros. Em nome do prefeito Augusto Castro (PSD), o secretário de Governo, Josué Brandão Júnior, agradeceu a iniciativa frisando que a luta do pós-enchente não acabou.

“Agradecemos a direção do Hospital Albert Einstein que teve sensibilidade com esse gesto generoso, num momento em que a saúde de Itabuna encontra-se fragilizada com casos de Covid-19, o surto de gripe e outras doenças decorrentes da enchente”, afirma. E lembra que esta doação chega num momento em que o Almoxarifado Central da Saúde de Itabuna estava fragilizado.

De acordo com o chefe do Almoxarifado da Secretaria de Saúde, Everton Sodré, por conta das inundações do Rio Cachoeira foram perdidos 95% do estoque do Almoxarifado Central da Saúde. “Essa doação chega numa boa hora. O Almoxarifado foi atingido de forma devastadora. Perdemos todo material que estava estocado para atender a população nos próximos três meses, tanto nas Unidades Básicas, como na Média e Alta Complexidade”, conta.

Já o motorista Aldrin Dias, que fez o transporte dos insumos da capital paulista para a Bahia, falou da satisfação em poder fazer parte desta obra de caridade. “É muito bom ajudar quem está precisando. Eu me sinto orgulhoso”, disse. Além de Itabuna, o caminhão tinha como destino a cidade de Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá, também devastada pelas cheias do Rio Jiquiriçá, com medicamentos doados pelo Hospital Sírio-Libanês.