Nesta terça-feira (09), a Polícia Rodoviária Federal localizou com um condutor portando 66 unidades de comprimidos de anfetaminas, conhecidos popularmente como “rebites”. A apreensão dos comprimidos aconteceu durante fiscalização a um caminhão abordado no Km 800 da BR 242, em Barreiras (BA).

O condutor não apresentou disco diagrama do cronotacógrafo com registros válidos, não comprovando os intervalos mínimos de descanso obrigatórios durante a direção veicular. Ao ser questionado sobre o uso e porte de anfetaminas, o homem afirmou que portava rebite, entregando cartelas com um total de 66 comprimidos.

O uso desse tipo de substância está muitas vezes associado à condução em excesso de velocidade, perda do controle do veículo, colisões, direção agressiva e desatenta, além de execução de manobras de alto risco.

Por ser um crime considerado de menor potencial ofensivo, a PRF lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e encaminhou ao Juizado Especial Criminal, no qual condutor responderá pelo artigo 28 da Lei 11.343/2006 (Lei de Drogas).