Humanizar o atendimento a pacientes que se encontram em fase aguda de algum tipo de doença, baixar custos e desafogar as unidades hospitalares. Este são alguns objetivos do “Melhor em Casa”, um programa criado pelo Ministério da Saúde que permite levar o atendimento domiciliar pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Itabuna, é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Atualmente, o “Melhor em Casa” atende 65 pacientes entre crianças, adolescentes, adultos e idosos assistidos em domicílio. O atendimento é feito por uma equipe multiprofissional de atenção domiciliar formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, assistente social, fonoaudiólogo e nutricionista.
A equipe visita regularmente pessoas com necessidade de reabilitação motora, pacientes crônicos sem agravamento em situação pós-cirúrgica e de aplicação de medicamentos venosos, vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) recente ou pacientes em risco de infecção hospitalar.
A coordenadora do “Melhor em Casa”, enfermeira Nathana Fonseca Piloto, reforçou a importância do programa ao destacar uma infinidade de ganhos, a exemplo de uma maior disponibilidade de leitos hospitalares, e o melhor deles, segundo ela, é o  paciente assistido em sua própria casa por uma equipe multidisciplinar, sem nenhum custo “e, mais importante, recebendo o cuidado e a atenção de seus familiares, um fator relevante para sua recuperação”, explicou.
Além da busca ativa nos hospitais de Itabuna pelos profissionais do programa, o paciente também é encaminhado pela Divisão da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, uma importante parceira para o funcionamento do programa. “Implantado há dois anos em Itabuna, o programa tem  o suporte necessário da Prefeitura para que funcione adequadamente e preste atendimento de qualidade e humanizado  aos pacientes”, finalizou a coordenadora.