Em comemoração ao Dia da Guarda Civil Municipal, celebrado em 10 de outubro, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública (Sesop) promove uma celebração com um minitrio elétrico, acompanhado pelo ônibus da GCM e viatura. Nesta manhã, o comboio saiu da Sesop,  na Rua Jorge Amado, no, Bairro Lomanto, passa pela rodovia BR-101, nas  avenidas Manoel Chaves e Avenida Princesa Isabel, Jardim do “Ó” e Avenida Cinquentenário.

O objetivo foi homenagear os Guardas Civis Municipais de Itabuna visando reconhecer o desempenho e competência desses profissionais. Os GCMs promovem o bem-estar da população, mantém a ordem pública, protegem e fiscalizam o patrimônio público.  Atualmente, a GCM é integrada por 205 efetivos, sendo 47 mulheres e 158 homens que atuam na Rondas Ostensivas Municipais (ROMU), Patrulha Guardiã Maria da Penha, GCMS patrimoniais e dos setores administrativos.

Contudo, uma programação ampla prevista para o próximo dia 22 marcará as festividades com uma breve apresentação do histórico da guarda, através de dados estatísticos; apresentação de vídeo das ações da GCM, a exemplo da atuação durante a pandemia como a Operação Oxigênio e distribuição de máscaras; atividades em datas como a Páscoa, Dia das Mães, Agosto Lilás e Setembro Amarelo, Outubro Rosa, etc.; apresentação do Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA); homenagem aos parceiros do GOPA; entrega de certificados aos integrantes da Patrulha Guardiã Maria Penha; entrega das funcionais; e homenagem ao amigo da Guarda.

HISTÓRICO

No período do Brasil Império, a Regência promulgou a Lei de 10 de outubro de 1.831, autorizando as Províncias a criar um corpo de Guardas Municipais, as quais tinham a finalidade de manter a tranquilidade pública e auxiliar a Justiça de acordo com os efetivos necessários. Por isso, nesta data é comemorado o Dia Nacional do Guarda Municipal, que foi instituído em 1993 no Congresso Nacional de Guardas Municipais, em Curitiba.

O objetivo constitucional da Guarda Municipal era proteger os usuários e servidores dos serviços públicos, bem como preservar o patrimônio do município, evitando conflitos e atos de vandalismo em praças, parques, escolas, centros de saúde e outros locais com grande concentração de pessoas, além de auxiliar as polícias Civil e Militar.
__________________________________
Secretaria de Esporte e Lazer abre inscrições para Segunda Semana Esportiva de Itabuna

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) já tem definida a programação para a Segunda Semana Esportiva de Itabuna, evento que promete movimentar o setor esportivo na cidade durante todo o mês de novembro. Serão diversas modalidades esportivas para todos os gostos e idades que acontecerão sempre nos fins de semana.

Os desportistas que desejarem participar já podem fazer sua inscrição a partir desta sexta-feira, dia 8, na sede da Secretaria de Esporte, em novo endereço: Rua Casemiro Rego, 43, divisa entre os bairros Góes Calmon e Conceição, próximo à Câmara Municipal de Vereadores. No ato da inscrição, o participante deve levar um quilo de alimento não perecível, que depois será repassado às instituições assistenciais da cidade.

São várias modalidades esportivas, tais como game FIFA 22, futsal feminino, vôlei de praia, futvôlei, natação e calistenia. Os praticantes de patins abrirão a programação, no dia 3/11, a partir das 19 horas, com saída do Centro Administrativo Firmino Alves, no Bairro São Caetano. “Os patins, além de divertidos, é esporte completo porque exige força, resistência, concentração, e especialmente equilíbrio, além de ser bonito de se ver”, destacou o diretor de Esporte, Maicon Franco.

A modalidade de calistenia acontecerá no dia 4/11, a partir das 17 horas, na Avenida Fernando Cordier. Sobre esse esporte, Maicon lembra que é um treinamento que trabalha a força e a resistência muscular, sem a necessidade de usar equipamentos de academia. “Um dos princípios desse esporte é usar o próprio corpo para aumentar a massa muscular”, justifica o diretor.

Em sequência,  de 5 a 7 de novembro, acontecerá o futevôlei, a partir das 8 da manhã, na Praça Pastor Hélio Lourenço, próximo ao Shopping Jequitibá. Já no dia 6, haverá natação a partir das 13h30min no Parque Aquático do Ciso. No dia 7, futsal feminino, (em local ainda a ser definido),  e game FIFA 22, a partir das 8 h na sede da Secretaria de Esportes e  Lazer.

O vôlei de praia será realizado nos dias 13 e 14, na  Praça Pastor Hélio Lourenço.  “É desnecessário destacar a importância que é a prática de esporte para a saúde e o bem-estar da população. Por isso, a gestão do prefeito Augusto Castro tem investido notem investido no esporte.