Durante reunião com dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (SINTEPAV-BA) e com funcionários do Porto Sul, o vereador Luciano Luna (PV) apresentou um Projeto de Lei de sua autoria que prevê a contratação de 70% da mão de obra local pelas empresas que irão atuar no ramo de construção civil em grandes empreendimentos sediados em Ilhéus. O encontro ocorreu no canteiro de obras do modal e contou com a participação do presidente Irailson Gazo e do vice-presidente do SINTEPAV-BA e presidente da Força Sindical Bahia, Emerson Gomes.

Na ocasião, Luciano Luna levantou pontos importantes estabelecidos no PL. Conforme o texto, as empresas contratantes ficam condicionadas a garantir a destinação de no mínimo 20% da reserva percentual dos 70% para a contratação de mão de obra exclusivamente feminina. “O estabelecimento de uma legislação local auxiliará Ilhéus no bom andamento das obras e, em contrapartida, favorecerá a população, já que tem por objetivo gerar emprego e renda para os trabalhadores locais e, consequentemente, fortalecer o comércio e a indústria da nossa região”, afirmou o parlamentar, que também é dirigente do SINTEPAV-BA e da Força Sindical Bahia.

Representações

Também estiveram presentes na assembleia, apoiando o projeto e os trabalhadores, os vereadores Vinicius Alcântara (PV), Ederjúnior dos Anjos e Nerival Reis, ambos filiados ao PSL, lideranças dos movimentos sociais, representantes da juventude e da Associação dos Desempregados de Ilhéus.