O projeto Recicla Itabuna será reforçado como Política de Gestão Municipal por meio de uma articulação das secretarias de Planejamento, Educação, Agricultura e Meio Ambiente. O assunto foi discutido na manhã desta quarta-feira, dia 9, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, contando com a participação de representantes da Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas (Arisba).
A ideia é reforçar o Recicla Itabuna agregando a vertente da Educação Ambiental no ambiente escolar. “É uma semente que está sendo plantada e que dará bons frutos. Uma proposta que envolverá todos os eixos da Administração municipal, fortalecendo a Política de Gestão do Município”, comentou o coordenador de projetos da Secretaria de Planejamento e do Recicla Itabuna, Rosivaldo Pinheiro.
A gerente Andréa Brito explica que a Arisba  desenvolve um Programa de Educação Ambiental  há vários anos que tem como proposta cadastrar escolas das redes municipais de ensino da região sul do Estado, em especial aquelas que atendem alunos do 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental. Nas unidades são distribuídos  kits educativos (cartazes, livros e cartilhas) sobre a temática.
“Nossa proposta tem sido orientar o educador a ensinar o aluno sobre o seu papel na sociedade em relação ao tema trabalhado nos kits ambientais. Neste ano, por exemplo, o tema envolve a logística reversa, que consiste no direcionamento correto das embalagens pós-consumo que seriam descartadas gerando impacto negativo no meio ambiente”, explica. Segundo Andréa Brito todo material produzido tem como base a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Atualmente, duas escolas de Itabuna participam de forma isolada do projeto. Uma delas é a Escola da Roça do Povo, que tem como coordenadora Iolanda de Jesus Oliveira. “Nossa escola participa deste projeto há 10 anos. Fico muito feliz em saber que agora o projeto ganhará abrangência no município”, conta, ressaltando que seus alunos são estimulados a fazer  a coleta seletiva na escola o ano todo.
O encontro também teve a participação das diretoras de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Cilene Souza, e do Departamento de Ensino Profissional, da Secretaria Municipal de Educação,  Débora Oliveira. Desde o fechamento do lixão em maio do ano passado, a Prefeitura de Itabuna vem desenvolvendo o Projeto Recicla Itabuna que tem a participação de 160 agentes ambientais, como passaram a ser denominados os antigos catadores.