Com objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados na atenção primária à comunidade do São Caetano e de bairros adjacentes, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a AFYA Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna, iniciou nesta terça-feira, dia 14, o processo de reconstrução e ampliação da estrutura física da Unidade Básica de Saúde José Edites dos Santos, no São Caetano.

A partir de amanhã, quarta-feira, dia 15, os atendimentos prestados à população foram transferidos, temporariamente, para a antiga sede da Secretaria Municipal de Saúde no Centro Administrativo Firmino Alves, também no São Caetano. A mudança de local deve merecer a atenção de pacientes e usuários da unidade de saúde que será reconstruída.

A subsecretária municipal de Saúde, Lânia Peixoto, destacou que as obras se destinam a refazer toda a estrutura da unidade para uma melhor prestação de serviços médicos, ambulatoriais e exames aos pacientes e usuários. “Para isso, haverá a demolição do imóvel. Como o projeto visa melhorar as instalações, haverá a reconstrução com ampliação das salas de atendimento, criando área de convivência e mais acessibilidade para as pessoas com deficiência” revelou.

O engenheiro civil da Secretaria Municipal de Saúde, Tiago Silva, esclareceu que a estrutura física atual não atendia da UBS José Edites dos Santos (Doutor Zito) e não atende as necessidades básicas de atendimento de pacientes e de trabalho dos funcionários. “Por esse motivo, o projeto para esta unidade será iniciado do zero absoluto.

“É que devido a algumas falhas estruturais em requalificações de gestões anteriores e por a estrutura está comprometida com infiltrações, o projeto da Unidade Básica de Saúde José Edites dos Santos tem o objetivo de entregar uma estrutura totalmente nova, com nova fachada que não tenha a necessidade de uma nova requalificação”, disse o engenheiro.

O projeto terá uma ampliação vertical com uma plataforma de elevação para as pessoas com deficiência, com dificuldade de locomoção, cadeirantes e deficientes e uma escada. pavimento térreo abrigará salas de triagem, odontológica, farmácia, administrativa, recepção, sete salas de consultório médicos e enfermagem, sala de curativos, expurgo, sala de abrigo de contaminantes e de esterilização e sala para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), almoxarifado e plataforma de elevação.

Já o 1º andar contará com dois banheiros, copa, sala de equipamento individual, 10 consultórios e um auditório e mais uma área de circulação. Ainda segundo o engenheiro a previsão de entrega da obra é de seis meses.

A Unidade Básica de Saúde José Edites dos Santos será a 20ª unidade de saúde a passar por reestruturação na gestão do prefeito Augusto Castro (PSD). Já está em fase de finalização, a construção da Unidade de Saúde Antônio Menezes, no Vila Anália, a reforma a Unidade Básica de Saúde José Maria Magalhães Neto.

A próxima unidade a ser requalificada com a parceria com AFYA Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna, no âmbito do Programa Mais Médicos será o Ambulatório Psicossocial, no Jardim Vitória.