O PSC Bahia abriu, nesta quarta-feira (20), a temporada de convenções eleitorais no estado. O prazo iniciado hoje para as convenções partidárias segue até 5 de agosto, etapa em que os partidos oficializam as escolhas de seus candidatos e prosseguem com o registro das candidaturas para cada cargo eletivo.

“É um trabalho que não começa agora. Já estamos nos reunindo há alguns meses, discutindo a organização do partido para as eleições deste ano. Optamos por realizar a convenção no primeiro dia permitido, pois entendemos que assim ganhamos tempo no processo de registro das candidaturas”, disse o pré-candidato a deputado federal e presidente estadual do PSC, Heber Santana, em convenção que começou na manhã de hoje, no auditório da Sede estadual do partido.

De acordo com Heber, o PSC pode lançar 64 nomes de pré-candidatos a deputado estadual, respeitando os 30% das vagas para ocupação do sexo que for minoria (na prática, a cota tem sido preenchida por mulheres). Para deputado federal são 40 vagas, também respeitando o percentual de 30%.

Alguns pré-candidatos a deputado estadual levantados pelo Toda Bahia são Maria Hélia, Ricardo Almeida e Laerte do Vando. Para deputado federal tem, além de Hebert Santana, Luizinho Sobral e Tenóbio.

Nas redes sociais, a legenda está reforçando posicionamentos como a rejeição ao aborto, a redução da maioridade penal, a diminuição do papel do Estado na economia e o repúdio a qualquer forma de violência contra a mulher.

Apoio a ACM Neto

Em junho deste ano, Heber Santana concedeu uma entrevista ao programa Brado Jornal.Questionado sobre qual candidato ao governo o partido ele iria apoiar nas eleições deste ano, afirmou que será o ex-prefeito ACM Neto.

“Nacionalmente, estamos fechados com Bolsonaro. (…) E aqui na Bahia, nosso adversário é o PT. Dentro desta perspectiva, antes mesmo de surgir o nome que pudesse representar a candidatura do presidente Bolsonaro aqui, nós já tínhamos um alinhamento com o ACM Neto e temos dentro dessa perspectiva dos anos, estou me referindo desde 2012, temos tido a oportunidade de construir um caminho com respeito, possibilidade de construção, com definição da pauta que defendemos dentro do ambiente de gestão de Neto. Como já havia esse alinhamento, como já havia essa história, não há elementos que justifiquem este rompimento. A gente mantém o apoio à candidatura de ACM Neto”, disse Santana na ocasião.

Prazo das convenções

A partir desta quarta-feira (20) até o dia 5 de agosto, os partidos políticos podem realizar convenções para deliberar sobre a formação de coligações e escolher candidatas e candidatos que vão disputar as Eleições 2022.

Os escolhidos para concorrer aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador, deputado federal, deputado estadual e distrital devem ser registrados na Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto.

O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 2 de outubro e, eventual segundo turno, no dia 30 do mesmo mês.

Formato

As convenções partidárias podem ser realizadas no formato presencial, virtual ou híbrido. Após a escolha em convenções, as legendas já podem solicitar o registro das candidaturas no dia seguinte. A federação de partidos registrada no TSE também está habilitada a participar das eleições. Porém, neste caso, as convenções deverão ocorrer de maneira unificada, como se fosse uma única agremiação.

As regras para a escolha e o registro de candidatos estão fixadas na Resolução TSE nº 23.609/2019, com as alterações promovidas pela Resolução TSE nº 23.675/2021, aprovada pelo Plenário da Corte em dezembro do ano passado.