O clássico espanhol, mais famoso duelo do futebol mundial e disputado desde 1902, verá sua 267ª edição acontecer neste sábado em Miami: pela primeira vez, Real Madrid e Barcelona mediram forças nos Estados Unidos, ponto de encontro de grandes clubes europeus na pré-temporada.

Josep Maria Bartomeu, presidente do Barça, apelidou o jogo de “Clássico amistoso”. Já a lenda mexicana Hugo Sánchez, ex-craque do Real, prefere “Clássico global”.

Até no concorrido calendário esportivo americano, onde o futebol ainda vive na sombra do basquete, do futebol americano e do basebol, o duelo entre os dois gigantes espanhóis encontrou um lugar para brilhar.

A emissora ESPN, que transmite todos os jogos da Internacional Champions Cup, disputada nos Estados Unidos, disponibilizou para o jogão deste sábado um efetivo especial com 25 jornalistas e apresentadores para cobrir o evento.

Da última vez que as duas equipes se enfrentaram fora do território espanhol, um amistoso vencido por 1 a 0 pelo Real em maio de 1982 na Venezuela, a partida não havia tido transmissão ao vivo pela televisão, algo impensável atualmente.

Outra prova do interesse que o Clássico desperta: o emblemático programa SportsCenter, da ESPN, será gravado ao vivo de Miami, no Hard Rock Stadium, estádio para 65.000 pessoas onde a franquia de futebol americano Miami Dolphins costuma mandar seus jogos.

Como esperado, apesar da ausência do astro do Real Madrid Cristiano Ronaldo, que ainda está de férias, os ingressos estão esgotados. No mercado negro, um ingresso para assistir Neymar, Messi e companhia não pode ser encontrado por menos de 900 dólares.

Este Clássico, organizado pela empresa Relevent Sports, propriedade de Stephen Ross, dono do Miami Dolphins, é primeiramente um negócio.

“É um grande negócio financeiramente para ambas as equipes”, confirmou o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, em entrevista na quinta-feira ao jornal The New York Times, sem citar valores.

“Repetiremos o jogo, provavelmente não no ano que vem, mas a cada dois anos, por que não?”, admitiu o dirigente catalão.

A Relevent Sports gastou dois milhões de dólares para promover seu Clássico com shows, uma partida entre lendas do futebol no centro de Miami e a instalações de telões.

A partida colocará frente a frente dois dos principais atores de uma janela de transferência em ebulição: o Barcelona poderá ver Neymar, uma de suas principais estrelas, ceder às investidas do Paris Saint-Germain, disposto a desembolsar 222 milhões de euros, enquanto o Real corre atrás para contratar a jovem promessa francesa Kyliam Mbappé por 180 milhões de euros.

Há, também, o plano esportivo. Apesar de ser apenas um amistoso, a rivalidade entre as duas equipes, que juntas conquistaram 12 dos últimos 13 Campeonatos Espanhóis, é tamanha que certamente entrará em campo junto com os jogadores.

Do lado catalão, o técnico Ernesto Valverde, recém-chegado, fará seu primeiro Clássico à frente do Barcelona, enquanto Zinedine Zidane já é um especialista deste confronto.

“Vamos tentar ganhar, porque é um jogo que sempre queremos ganhar”, resumiu Marcelo, lateral do Real. Nesta turnê pelos Estados Unidos, sua equipe foi derrotada por Manchester City (4-1) e Manchester United (1-1, 2-1 nos pênaltis).

Já o Barcelona segue 100% nesta pré-temporada, com vitórias sobre Juventus (2-1) e Manchester United (1-0), com todos os gols sendo marcados por Neymar.

* AFP