O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, visitou a usina asfáltica do município, no domingo (12), quando foi iniciado o Programa Asfalto Legal, que prevê a recuperação de ruas e avenidas da cidade, começando pela Avenida Litorânea Norte, no bairro Malhado. A retomada da operação foi executada após restauração da usina asfáltica, que sofreu ato de vandalismo recentemente.

Para o prefeito, o Programa Asfalto Legal atende ao compromisso assumido com a população de melhorar a mobilidade urbana em todo o município. “Não basta aplicar asfalto. Em alguns pontos, é preciso fazer a fresagem do pavimento e em outros a implantação da rede de drenagem antes do asfaltamento”, enfatiza, referindo-se aos serviços executados na área da Avenida Litorânea, em frente ao Hotel Barravento, onde ocorrem alagamentos há muito tempo. “Não posso deixar como sempre fizeram, passavam o asfalto e deixavam o alagamento”, justifica. A mesma operação será repetida na Avenida Osvaldo Cruz, em frente ao Fórum Epaminondas Berbert de Castro, e na Praça Cairú.

Segundo o encarregado geral da empresa responsável pela usina, Edson Santos, foi necessário refazer toda a parte elétrica das máquinas. “Pegamos a usina sucateada, e hoje ela está totalmente recuperada”, garante. As máquinas estão operando com 95% da sua capacidade de produção, o que totaliza uma media de 45 toneladas por hora.

O secretário municipal de Infraestrutura, Átila Docio, afirma que as equipes da prefeitura estão trabalhando em ritmo acelerado. “Conseguimos concluir a etapa da Litorânea Norte, em seguida faremos a área do posto Sarah Kubitschek e depois seguiremos para o centro, partindo da Praça Cairú e contornos, onde também serão realizados serviços de drenagem”, explica o secretário.