A reforma da Policlínica Halil Medauar, localizada à Rua Água Preta, na Conquista, deverá ser concluída no fim deste mês. De acordo com o secretário de Saúde (Sesau), Antônio Ocké, a obra visa melhorar e adequar a unidade para receber os novos aparelhos médicos que se encontram em fase de aquisição. Os serviços realizados são de pintura, troca de vidros, conserto de grades e recuperação do telhado, e integram a Operação Ilhéus em Ação.

Atualmente, a clínica oferece diversas especialidades, como dermatologia, angiologia, pneumologia, urologia, cardiologia, gastroenterologia, proctologia, otorrinolaringologia, oncologia, odontologia e cirurgia geral. “Na Policlínica, realizamos consultas e procedimentos de média complexidade, uma vez que os de alta complexidade necessitam de um aporte tecnológico maior, razão pela qual só podem ser realizados em hospitais”, explica Fernanda Ludgero, diretora da Sesau.

A Policlínica foi construída em uma das gestões do prefeito Jabes Ribeiro, e passa, agora, por sua primeira reforma estrutural. É composta por cinco consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, duas recepções, uma sala para o servidor de rede, uma sala para procedimentos, uma sala para pequenos procedimentos invasivos, um banheiro para os profissionais, três banheiros para o público, um auditório e uma sala administrativa.

Procedimentos – De acordo com Fernanda Ludgero, em 2014, a Policlínica realizou 9.691 procedimentos. Entre eles, aplicação de flúor, biopsia de testículo e ultrassonografias de abdômen superior, abdômen total, aparelho urinário, bolsa escrotal, mamária bilateral, próstata (abdominal e transretal), pélvica, obstétrica e transvaginal.