Na manhã desta sexta-feira, 22, aconteceu em Itapetinga, a Assembleia Geral de eleições do Consórcio do Médio Sudoeste. Na ocasião, o prefeito de Iguaí, Roni Moitinho foi reeleito presidente junto com o prefeito de Potiraguá, Jorge Cheles, como vice-presidente e Lourival Nunes como secretário executivo.

Além da participação dos municípios consorciados, estiveram presentes o secretário executivo do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Território Litoral Sul (CDS-LS), Luciano Veiga, o secretário de Administração da prefeitura de Itacaré, Marcos Vinicios, o presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC), Lero Cunha, e representantes da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e outras instituições parceiras.

Para Luciano Veiga, este momento fortalece o diálogo com os prefeitos sobre as políticas dos consórcios e concretiza o avanço dessa ferramenta em todo o Estado da Bahia. “Em trabalho conjunto, vamos alinhar as pautas prioritárias para que possamos desempenhar as melhorias, alcançando todas as demandas dos municípios, principalmente os menores, permitindo o compartilhamento das ações que beneficiam toda a nossa região”, expressou o secretário executivo do CDS-LS.

Além disso, foi apresentada a proposta desenvolvida pelo presidente do CDS-LS e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, para a busca, em conjunto, de recursos e soluções para ambos os consórcios, em forma de solicitação de emenda de bancada para a aquisição de equipamentos.

De acordo com o secretário de Administração de Itacaré, Marcos Vinicios, “o consórcio é uma ferramenta muito importante para a construção das políticas públicas e do desenvolvimento dos municípios, além de felicitar Roni Moitinho, em nome do prefeito Antônio de Anízio, que coincidentemente, ambos estão em seu terceiro mandato como presidentes de consórcios.

Já o presidente da AMURC, Lero Cunha, parabenizou o presidente reeleito pelo trabalho feito na região dizendo que sabe do compromisso de Roni tanto com a prefeitura de Iguaí quanto à frente do consórcio. “Fui testemunha de quando você pegou o consórcio e não tinha nada. Estava tudo atrasado e inadimplente. Hoje, o Consórcio já se encontra adimplente para receber várias máquinas como já recebeu”, destacou Lero.

Segundo Roni Moitinho, em breve o consórcio do Médio Sudoeste estará recebendo equipamentos e, ainda citou o convênio com o Governo do Estado para a manutenção em algumas BAs, além de outros projetos em curso.

“A parceria é muito importante, estamos abertos ao diálogo, para as discussões. Irei atender os prefeitos de forma institucional. Conseguimos várias conquistas para o consórcio e tenho certeza que iremos conseguir mais porque o Governador sabe da importância dos consórcios”, destacou o presidente reeleito.