“Tudo de bom pode acontecer quando existe planejamento das ações que serão executadas ao longo do ano. Onde cada um desempenha bem sua missão não tem como não funcionar”. A afirmação foi feita pelo secretário municipal de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini, que se reuniu na manhã desta quinta-feira, dia 24, com sua equipe técnica, além de convidados.
Um dos principais itens discutidos foi o orçamento anual, imprescindível para elaboração de projetos, execução de ações no setor esportivo em todas as suas modalidades, além do incentivo ao desportista que precisa do apoio do poder público.
Alcântara reforçou a proposta do prefeito Itabuna, Augusto Castro (PSD), em fomentar o esporte amador na cidade e, principalmente atender a todos que acreditam no esporte como lazer e entretenimento ou que praticam algum tipo de atividade esportiva e precisam de projetos e até mesmo de incentivo financeiro.
“É importante que tenhamos um planejamento na Secretaria de Esportes e Lazer para que haja continuidade dos projetos importantes, seja para o fomento ao esporte seja para a formação e descoberta de novos atletas. E também para o lazer, entretenimento e a interação entre as comunidades”, frisou o secretário.
O diretor de Esporte, Francisco Leone, mantém a mesma opinião do secretário. Ele reforça a importância de se deixar um legado para atenda a todas as camadas da sociedade. “Com políticas públicas definidas será  possível tocar os projetos estruturantes que o município já possui”, afirmou.
O professor Maurício Leandro (Choquito), um dos que se pronunciaram durante o encontro,  também se disse de acordo com as propostas apresentadas. Ele vai além, quando afirmou que é  preciso  entender o esporte como lazer e  entretenimento é um direito assegurado aos brasileiros na Constituição Federal.
“Itabuna  conta com importantes espaços públicos para a prática esportiva”, lembrou. Ele elogiou a Administração Municipal pelos projetos desenvolvidos na cidade e também pelo apoio aos atletas independentes.
A possibilidade da realização do Campeonato Interbairros já no primeiro semestre no próximo ano,  a reedição dos Jogos Estudantis e dos Jogos do Interior,  foram destacados pelo secretário de Esportes e Lazer no encontro.
Para concluir,  Alcântara Pellegrini lembrou que nos quase dois anos da gestão do prefeito  Augusto Castro, o governo municipal investiu muito no esporte em Itabuna. Defendeu que é preciso continuar nesse ritmo para que as gerações atuais e futuras continuem se beneficiando.
Todos os diretores e coordenadores da Secretaria  de Esportes e  Lazer participaram do encontro técnico de planejamento, além do colaborador Roberto José, do presidente do Itabuna Esporte, Clube, Rodrigo Xavier, do economista Heliodoro Nunes Filho e do professor Maurício Leandro (Choquito).