Discutir as principais demandas da população referentes ao sistema de transporte público em Ilhéus foi o ponto alto da reunião convocada pelo Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (COMUTRAN), na tarde desta quarta-feira (15), no auditório do Centro Administrativo da Conquista. O encontro contou com a presença de representantes da Prefeitura, das empresas concessionárias do serviço, estudantes e membros da sociedade civil organizada.

A pauta girou em torno de assuntos que vão desde reivindicações dos usuários até ações voltadas à integração do sistema.

“Nós fizemos um panorama dos modais de transporte, informando a situação do serviço e de forma conjunta iremos propor soluções. É um entendimento que passa por diversas entidades da cidade, que visa, entre outras coisas, pôr fim à situação problemática. O Governo Federal dará um incremento ao setor, com o objetivo de subsidiar o serviço em todo o Brasil para que o sistema não entre em colapso”, explicou Valci Serpa, diretor-geral da Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram).

Na ocasião, foram abordados temas que abrangem a questão da mobilidade urbana e redução da frota que circula na zona rural do município, uma das reclamações mais recorrentes da população.

“Estamos discutindo assuntos pertinentes à cidade e isso será uma constância. Sabemos que existem muitos problemas, mas com diálogo vamos propor soluções. O Conselho é o órgão representativo da comunidade. Buscamos o entendimento de todas as partes para avançar na busca por melhorias”, esclareceu Jailson Nascimento, presidente do COMUTRAN.

Nascimento reiterou que as necessidades do município serão discutidas e avaliadas em prol da qualidade do serviço em todas as localidades. A reativação do COMUTRAN, realizada no mês passado, representa avanço significativo para a efetivação de um sistema coeso, que se preocupa em oferecer um serviço de qualidade aos usuários do transporte público de Ilhéus.