Durante encontro na sede da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), em Brasília, o agente de trânsito e coordenador do Programa Vida no Trânsito (PVT), Valério Bomfim, discutiu as ações voltadas à implantação da iniciativa em Ilhéus, segunda cidade baiana a aderir ao programa, que atualmente engloba todas as capitais do Brasil e os municípios com mais de um milhão de habitantes.

O encontro aconteceu entre os dias 24 e 26, com a presença do consultor de segurança no trânsito da OPAS/OMS, Victor Pavarino. A iniciativa objetiva viabilizar projetos e recursos para redução de mortes, sinistros e lesões em vias e rodovias. Dando continuidade à agenda administrativa, Valério Bomfim também se reuniu com representantes do Ministério da Saúde e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), responsável por financiar programas de diminuição de sequelas no tráfego de pessoas e veículos.

A entidade bancária propôs o desafio “Visão Zero: trânsito mais seguro nas cidades brasileiras”, como forma de promover apoio aos municípios na execução de políticas públicas, com foco na segurança viária e mobilidade sustentável e inclusiva. O propósito desse desafio é que seja realizada uma seleção das localidades com mais de 200 mil habitantes para aplicar capacitação e mentoria baseada na metodologia.

OPAS; OMS; PVT

Ilhéus ainda não está nesse quadro populacional, todavia Bomfim acredita que por meio dos investimentos feitos pelos governos estadual e federal, capitaneados pela Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), bem como pelos projetos de mobilidade urbana e crescimento do setor imobiliário, haverá ganhos significativos para a qualidade de vida da população local, acentuando ainda os fluxos migratórios com destino à cidade e toda a região.

“Queremos sensibilizar as instituições e autoridades, a fim de que Ilhéus possa dar um basta nas mortes, sinistros, lesões e sequelas no trânsito. A atuação conjunta torna-se fundamental para que as normas de segurança viária sejam de fato efetivas”, ressaltou Valério Bomfim. O comitê gestor municipal do PVT é composto por 24 entidades, entre elas Secretaria de Saúde (Sesau), Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Ordem Pública e Núcleo Regional Sul (NRS Sul).