O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a Rússia pode substituir o fornecimento de grãos ucranianos para a África e anunciou que o país vai enviar grãos gratuitamente para seis nações africanas nos próximos meses.

“Já disse que nosso país é capaz de substituir os grãos ucranianos, tanto comercialmente, quanto na forma de ajuda gratuita aos países africanos mais necessitados. Além disso, este ano esperamos novamente uma colheita recorde”, disse Putin durante uma sessão plenária no Fórum Econômico e Humanitário em São Petersburgo.

“Para ser específico, acrescentarei que nos próximos 3 a 4 meses estaremos prontos para fornecer a Burkina Faso, Zimbábue, Mali, Somália, República Centro-Africana e Eritreia de 25 mil a 50 mil toneladas de grãos [para cada país] de graça. Também forneceremos entrega gratuita desses produtos aos consumidores”, disse Putin aos líderes africanos, recebendo aplausos.

Putin também disse que a Rússia e os países africanos aprofundarão sua cooperação nas esferas da agricultura, energia, ciência e educação.