– Estamos vivendo um momento atípico no Mundo, todos os lados de uma opinião são super explorados, tanto os negativos quanto os positivos, e hoje com as redes sociais existem bilhões de pontos de vista sobre a mesma situação.

– Estamos neste exato momento vivendo um dilema, sair para trabalhar, ou nos mantermos em quarentena? Bom, neste momento acredito que cada um em sua intimidade deve fazer um auto julgamento, e utilizar o bom senso para definir qual escolha tomar.

– Cada município tem sua particularidade, seu sistema de saúde, e é claro que uma única opinião não servirá para todos 5.571 municípios, cada cidade deverá tomar a iniciativa de planejar a retomada de seus trabalhos de forma responsável, apartidário e com bom senso.

– Eu prefiro prevenir do que remediar, eu prefiro me resguardar do que correr o risco, tenho 2 filhos e minha esposa está grávida, por isso, até o atual momento eu ainda posso ficar em casa, tenho minhas economias sei o quanto tempo posso ficar em casa, e quando elas estiverem no fim, pensando em meus filhos, correndo risco ou não, eu irei as ruas para prover mais para o sustento deles.

– Já o presidente tem que pensar em uma nação, e pensar no futuro da nação, pensar em quanto tempo a economia da nação aguenta parar, para que no futuro não nos falte nada, é um responsabilidade macro, diferente da minha, acredito que neste momento devemos discernir essa diferença, e buscar entender algumas escolhas, que não são fáceis, afinal são mais de 200 milhões de “filhos” que estão em sua responsabilidade.

– Quando se manda voltar ao trabalho, esse retorno não deverá ser feito de forma comum, claro que não! estamos saindo, ou talvez até passando, por uma pandemia, e devemos ter sabedoria para saber administrar esse retorno, devemos continuar mantendo nossa assepsia pessoal e a limpeza do nossos ambientes casa e trabalho, continuar observando os ambientes públicos, e se possível evita-los, continuar utilizando luvas e máscaras, continuar nos protegendo e protegendo nossos familiares, e ao menor sinal de sintomas, nos resguardarmos, comunicando ao superior, informando isolamento.

– Atualmente, e ainda mais em ano de eleição muitos tentarão tirar proveito desta situação, como mencionei no inicio, explorar o lado negativo de qualquer posicionamento que se tome, porém neste momento devemos agir com discernimento, sabemos o problema que o COVID-19 causou em alguns países como na Itália, porém o Brasil já vem lutando contra um grande inimigo há décadas, que é o desemprego e a miséria, causa de milhões de mortes, inclusi-se foi a maior causa de suicídios da nossa geração.

– É boa a quarentena? não! é bom voltar ao trabalho? não! mas neste momento, devemos agir como adultos e responsáveis, equilibrando a situação, agindo como irmão de pátria que somos, abrindo mão do lado partidário, abrindo mão de sua ideologia, devemos sim proteger nossa economia, e devemos sim proteger nossos irmãos.

– Independente de retomarmos os trabalhos, que fique claro, que a vida não está voltando ao normal, e talvez não volte tão cedo, e que devemos proteger nossos idosos e crianças, também aqueles que possuem doenças que mantém sua imunidade em baixa, voltar ao trabalho não significa que ninguém vai morrer, mas que estaremos evitando o maior numero de mortes, protegendo nossa população do desemprego e miséria.

– Que Deus derrame discernimento e sabedoria sobre a tua vida, para que neste momento você saiba que caminho tomar.

Que Deus proteja a nossa pátria.

*Thiago Martins, Empresário.