Uma nova fase da Operação Lava Jato cumpre dois mandados de busca e um de condução coercitiva em Salvador nesta quinta-feira (5). Outras sete cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina também são alvo desta fase.

Segundo a Polícia Federal, cerca de 200 agentes participam da operação, que cumpre 62 mandados judiciais: um de prisão preventiva, três de prisão temporária, 18 de condução coercitiva e 40 de busca e apreensão. Em Salvador, uma das empresas investigadas tem sede no Comércio.

A etapa mais recente da Lava Jato aconteceu no dia 14 de janeiro, quando o ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, foi preso. A nova fase é resultado da denúncia de um ex-funcionária de uma das empresas investigadas, além da colaboração de um dos investigados, após a análise de documentos e contratos obtidos pela PF.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, lavagem de dinheiro, fraude a licitação e associação criminosa. Uma coletiva para apresentar os resultados da operação acontecerá ainda nesta manhã, em Curitiba.