Mesmo com os altos números relacionados à Covid-19, Salvador foi um dos destinos mais procurados pelos turistas durante o mês de janeiro, período marcado pelas férias de verão, segundo a Pesquisa Conjuntural de Desempenho (Taxinfo), realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) – seções Bahia e Brasil.

O avanço da vacinação, que trouxe maior tranquilidade para retorno das viagens, fez com que a taxa média de ocupação de 69,31%, bem acima da observada em janeiro do ano passado (54,25%). Mesmo com a recuperação, o número foi inferior ao verificada em janeiro de 2020 (73,5%), período anterior à pandemia.

A maior oferta de voos doméstico ajudou a impulsionar a escolha pelo destino, que trouxeram de volta os turistas dos principais mercados emissores do país – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília, fazendo com que a diária média ficasse em R$ 490,89, superior à verificada em janeiro do ano passado (R$ 371,79).

Historicamente a ocupação hoteleira em Salvador sempre se manteve estável durante o decorrer do mês, mas em janeiro de 2022 a taxa de ocupação da primeira quinzena foi de 75,83%, enquanto na segunda quinzena a ocupação caiu para 63,19%.

A Pesquisa Conjuntural de Desempenho é digital e os dados são fornecidos diariamente pelos hotéis ao Portal Cesta Competitiva. Segundo o Diário do Turismo, a média resultante constitui o indicador para avaliar a evolução da atividade de hospedagem na capital baiana.

Fonte: BNews