O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) completou nesta terça-feira (2) o 15º aniversário de implantação no município, oferecendo atendimento pré-hospitalar de qualidade à população de Ilhéus e de outras nove cidades. De acordo com o enfermeiro Cyomar Dias, diretor regional do Samu, o serviço será qualificado com recursos provenientes de portaria do Ministério da Saúde, cuja estrutura passará a contar com quatro Unidades de Suporte Básico (USB), duas Unidades de Suporte Avançado (USA) e uma motolância.

Para ele, a comemoração vai além dos 15 anos de operação no município, desde o início da primeira gestão, o prefeito Mário Alexandre está imbuído em melhorar as condições de trabalho, com aquisição de equipamentos adequados aos primeiros socorros, maior renovação de frota da história do Samu e reajuste salarial de toda equipe. O serviço de urgência também presta um apoio primordial à rede no cenário da pandemia, dando suporte avançado para realizar as transferências de casos mais graves da Covid-19.

Ilhéus reforça atendimento à Saúde e entrega duas novas ambulâncias do SAMU  – Folha da Praia Online

“Hoje é dia de agradecer aos profissionais que atuam nesse serviço tão importante para a rede pública de saúde. No início de 2017 encontramos ambulâncias totalmente defasadas e amarradas por cordas, mas Graças a Deus e com muito esforço conseguimos mudar essa situação. Então, isso é fruto de muito trabalho. A gente busca valorizar cada servidor e prestar um atendimento digno à população”, ressaltou Mário Alexandre.

Dias lembrou que ao longo dos últimos quatro anos, o Município adquiriu duas ambulâncias com recursos próprios e cinco via Ministério da Saúde, uma vez que regularizou as pendências junto ao órgão federal. “Infelizmente devido à pandemia não poderemos fazer uma festa para comemorar os 15 anos de história, mas agradecemos a cada profissional que colaborou para que o serviço se tornasse referência na região e na Bahia”, afirmou Cyomar Dias.

Em 2018, a Prefeitura de Ilhéus adquiriu duas ambulâncias por meio de recursos próprios. Em agosto de 2019, na sede da unidade foi assinado um documento que equipara os salários da classe médica da instituição aos demais profissionais da rede municipal. Além de Ilhéus, o serviço atende os municípios de Arataca; Itacaré; Una; Uruçuca; Gandu; Teolândia; Camamu; Taperoá e Valença. O quadro é composto por 97 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas, telefonistas, guardas municipais e auxiliares de serviços gerais.

O diretor regional do Samu solicita à população que utilize o canal de atendimento 192 apenas em caso de necessidade real, pois os trotes além de atrapalhar o trabalho da equipe, que se deslocam para atender um falso chamado, podem impedir os socorristas de prestar assistência a um paciente que realmente aguarda por socorro.