Visando estreitar as relações com os representantes das entidades rurais do município de Itabuna, por meio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima) vem mantendo constante diálogo com o colegiado.

Na terça-feira, dia 20, por exemplo, o titular da Seagrima, Moacir Smith Lima, e o diretor de Agricultura, Rodrigo Haun, participaram da reunião ordinária do CMDRS,  cujo secretário-geral é o técnico Alexsandro Fagundes de Freitas, para ouvir  das demandas e apresentar a agenda no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na Rua Marquês de Pombal, no Bairro Santo Antônio.

Foram destaques no encontro as conquistas asseguradas pelo Governo municipal junto às secretarias estaduais da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e de Desenvolvimento Rural (SDR) visando beneficiar os pequenos produtores da agricultura familiar do município.

O secretário Moacir Lima falou da chegada ao município do trator com  implementos agrícolas que será entregue oficialmente no próximo dia 28 de julho. Os equipamentos serão utilizados pelas associações de pequenos agricultores por meio de rodízio, após visita dos técnicos da Seagrima para preparação das áreas agricultáveis.

Os conselheiros também foram informados sobre a capacitação do corpo técnico da Seagrima em manejo e produção de pescados em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que acontecerá nos dias 5 e 6 de agosto.

“A partir desta capacitação, poderemos oferecer atendimento especializado aos pequenos produtores que estarão aptos a receberem os alevinos, doados pela Seagri”, destacou.

O diretor de Agricultura, Rodrigo Haun, ressaltou que as propriedades aptas à produção de pescados serão identificadas, por meio de  visita de campo para levantamento dos espelhos d’água e receberem os alevinos, a partir do próximo mês de setembro. Ele também destacou a doação de 50 novas barracas padronizadas destinadas à ampliação da Feira do Produtor em substituição àquelas sem condições de uso.