A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Média e Alta Complexidade (MAC) implantou no dia 6 de dezembro, o Ambulatório de Gestação de Alto Risco para assistência às gestantes com comorbidade e/ou complicações na gravidez. A unidade está localizada no primeiro andar da Policlínica Municipal Dois de Julho, onde o atendimento é realizado por equipe especializada.

Desde o dia primeiro o atendimento foi iniciado para pacientes de Itabuna. O Serviço de Pré-Natal de Alto Risco conta com atendimento médico obstétrico, enfermeiras obstetras e equipe técnica que realizarão acolhimento também a todas pacientes dos 22 municípios pactuados à Itabuna pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da segunda semana de janeiro.

Nestas duas semanas, já foram atendidas 30 pacientes. O fluxo para atendimento é realizado a partir de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde ao Ambulatório de Gestação de Alto Risco.  Na quinta-feira passada, dia 16, aconteceu uma visita técnica com os secretários de Saúde dos municípios pactuados para conhecimento da unidade.

A secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes Aguiar, afirma que essa implantação é “uma necessidade de vários anos, e que se concretizou nesta gestão, graças ao empenho da equipe. A gravidez é um processo fisiológico que na maioria das vezes ocorre sem risco à mulher. Porém, em alguns casos, a gravidez evolui de forma a gerar riscos ao feto materno. O Programa de Pré-Natal de Alto Risco vem trazer para a comunidade um apoio a esse momento delicado.” afirmou.

A diretora de Média e Alta Complexidade, Roberta Fulgêncio, enfatizou que “o ambulatório de Gestação de Alto Risco é uma conquista não só para Itabuna, mas para a região. Isto, nos deixa muito felizes, pois, a assistência especializada para gestantes foi uma busca de vários anos. Graças aos nossos gestores, o prefeito Augusto Castro e a secretária de Saúde, Lívia Mendes, foi possível colocarmos em prática esta prioridade para nossa população,” disse.

Já a coordenadora do Ambulatório de Gestação de Alto Risco, Jilvane Chaves, a qual também já realizou capacitação para equipe da Atenção Primária, pontuou que “esse é um sonho que existe há 10 anos e agora se tornou realidade. Antes, não tínhamos um local especializado para atendimento a essas gestantes. E, agora, elas terão um serviço especializado de acolhimento, evitando que a paciente possa adentrar o hospital de uma forma mais grave. Com o Pré-Natal de Alto Risco, há uma estrutura e fluxo para que as gestantes consigam realizar seus exames e especialidades da melhor forma,” concluiu.
_________________________________

Entrega de Kits de Alimentação Escolar em Itabuna contempla alunos do campo e da zona urbana

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Educação, prossegue nesta semana com a entrega dos últimos lotes dos Kits de Alimentação Escolar. Um total de 38 mil cestas básicas referentes ao ano letivo 2021 estão sendo distribuídas desde o início do mês, seguindo um rigoroso cronograma.

Hoje, dia 21, as equipes estão concentradas nas escolas que fazem parte do Núcleo IX. São elas: Escola Batista do Califórnia, Escola Municipal Flávio José Simões Costa, Escola Humberto de A. Castelo Branco, Escola Municipal 28 de Julho, Grupo Escolar João Alves Araújo, Escola Comunitária Rainha dos Anjos e Escola Renascer.

Amanhã, dia 22, a entrega será para os alunos das Escolas do Núcleo VI: Instituto Municipal Teosópolis, Centro Educacional São Francisco de Assis, Escola Municipal Dr. Antônio Menezes Filho, Escola Heribaldo Dantas (Sítio III) e Grupo Escolar Ewerton Chaloup. O cronograma também contempla os alunos das escolas do campo. A entrega dos kits para os alunos destas escolas encerrará o ciclo de distribuição.

Todos os alunos que fazem parte da chamada Rota das Escolas do Campo receberão seus Kits Alimentação Escolar na quinta-feira, dia 23. Rota I: Escolas Santinha Tavares, Nossa Senhora de Fátima, Santa Rita III e Zacarias Dantas. Rota II: Escolas Gabino Kruschewsky, Áurea Lima e Corbiniano Freire. Rota III: Escolas Roça do Povo, Santa Rita I, Santa Helena, São Francisco e Francisco de Sá. Por último, as escolas da Rota IV: Marieta de Carvalho, Avelina Sandes de Aquino e Filemon Brandão.