“Hoje é um dia importante para Itabuna que saiu na frente ao acabar com o lixão e implantar um aterro legalizado e mais: os catadores receberam um certificado que vai assegurar melhores condições de vida e, por extensão, da comunidade depois de uma semana de capacitação”. A declaração é do secretário de Infraestrutura e Urbanismo de Itabuna, Almir Melo Jr.

Almir adianta que já a partir de setembro, será iniciada a coleta seletiva inicialmente pelo Jardim Vitória e Góes Calmon, em um projeto-piloto que deve ser abraçado pela população desses dois bairros.

O titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Siurb) disse também que serão implantados 10 ecopontos para a coleta seletiva, com parada de carros com tempo regular de cinco minutos para que as pessoas possam depositar o lixo nesses locais. Um caminhão munck se encarregará de recolher e levar o lixo seco para o galpão de separação que já está em fase de implantação no bairro Lomanto.

Almir Melo também destacou a importância do curso de capacitação para os catadores, lembrando também que não foi uma tarefa simples, mas que já foi dado o primeiro passo rumo a uma Itabuna mais desenvolvida. “A gestão municipal  vem trabalhando não apenas para atender aos anseios da comunidade, mas transformar Itabuna numa cidade de referência, que é a proposta do prefeito Augusto Castro”.