O Secretário de Infraestrutura e Defesa Civil de Ilhéus (Seinfra), Átila Dócio, ao ceder entrevista na tarde desta quinta-feira (23) na Rádio Baiana, destacou em entrevista no Programa Frente a Frente Com a Verdade, conduzida pela apresentadora Jaqueline Mendes, as principais obras em andamento na cidade de Ilhéus, inclusive na zona norte.

Questionado pela apresentadora Jaqueline Mendes durante a entrevista, sobre a atuação do ente municipal na zona norte de Ilhéus, o Secretário Dócio, em sua abordagem, ressaltou os serviços de manutenção recentemente concluídos no bairro do Jardim Savóia, inclusive na praça das árvores, como também as quatro etapas de tapa-buracos com o instrumental da usina asfáltica nas ruas anexas às BA’s, inclusive na zona do polo industrial, a contemplar os acostamentos e inclusive as rodovias, tanto de acesso para Uruçuca, quanto para Itacaré. “Ainda que as BA’s sejam vias de competência do Estado, o prefeito Mário Alexandre sempre se mostrou ciente e preocupado para que o asfalto legal, na parceria com o governo baiano, chegasse para atender a zona norte de Ilhéus,  no Iguape, sentido Aritaguá e Sambaituba”, recordou Dócio na entrevista, ao pontuar que no São Miguel, a operação tapa buracos foi bem sucedida com a atuação da Prefeitura.

Sobre o avanço do mar na zona norte de Ilhéus, Dócio informou na entrevista que o Prefeito Mário Alexandre, em reunião juntamente com o Secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Marcos Cavalcante, e a Superintendente de Meio Ambiente e Urbanismo de Ilhéus, Joelia Sampaio, foi conseguida a disponibilização do maquinário da BAMIN para o espalhamento no litoral norte das pedras da obra da nova ponte, trazidas pela OAS, com vistas a contenção do avanço marítimo, o que tem sido realizado de acordo com o cronograma de dias e horários de chegadas das placas de pedras e diálogo comunitário da Seinfra, com as lideranças locais.

No tema cabanas de praia e orla norte, o secretário Átila Dócio informou que existe um projeto desenvolvido pelo arquiteto Bruno Sitta e aprovado pelo Prefeito Mário Alexandre, de requalificação da orla norte, com orçamento e sistema alimentado para acesso a recursos de estatura federal. Foi programada para a semana próxima uma reunião para discussão do projeto e atualização sobre o pedido.

Perguntado sobre o carnaval de Ilhéus, o secretário informou que a Prefeitura vai disponibilizar a estrutura necessária para a folia ao longo da Avenida Soares Lopes, com desfile dos blocos e grupos que desejem sair no carnaval, a festa que quem faz é o folião. Na oportunidade, o secretário Átila Dócio elencou o pacote de ações que o governo municipal tem empreendido para a realização das entregas sociais.

Na zona que compreende o lado norte de Ilhéus, está em andamento a reforma do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), na Avenida Urbelândia, bairro do Malhado.  Já o CREAS da zona sul, de acordo com o secretário, a reforma será retomada na próxima segunda-feira, 27.

No quesito posto de saúde, são quatro os postos com programação de entregas das reformas, como as unidades básicas do Teotônio Vilela, de Olivença, do Banco da Vitória e do São José.

Já no quesito educação, além da já anunciada ordem de serviço para reforma completa do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, com cifra de aproximada de 870 mil reais, mais oito escolas municipais entrarão em fase licitatória para obras. São elas: Heitor Dias, Paulo Freire, Perpétua Marques, Santo Antônio, Banco da Vitória, Herval Soledade, Cantinho do Recreio e Professor Osvaldo Ramos. Os processos para viabilização das reformas das oito escolas serão divididos em duas etapas, cada etapa a contemplar quatro escolas por vez. A primeira etapa corresponde a um investimento com recursos próprios de cerca de 908 mil reais e a segunda etapa, em torno de 650 mil reais, somando-se 1,5 milhão de reais aproximadamente.