As partidas semifinais da Copa Ilhéus de Futebol, que serão disputadas no Estádio Mário Pessoa, na avenida Osvaldo Cruz, Cidade Nova, já se encontram definidas. Programadas para a noite do próximo dia 16 (quarta-feira), os jogos envolverão a AFI contra o Compartilhar e, na sequência, a Seleção de Ilhéus B contra o Povoado do Serrana.

Aberto no dia 17 de outubro, no ginásio de esportes Herval Soledade, o torneio é realizado pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Turismo e Esporte (Setur). A grande final já está agendada para às 9 horas do dia 20 deste mês. O diretor da Divisão de Esporte da Setur, Gustavo Bressan, lembra que participaram da competição 16 equipes de futebol masculino, categoria sub-18. Todas elas – continua – oriundas da sede e do interior do município e formadas por atletas nascidos entre os anos de 1998 e 2000.

De acordo com Marco Garcia, coordenador da Copa Ilhéus de Futebol, além de cumprir um importante papel social, o torneio atende à demanda do trabalho de base com jogadores iniciantes e com bom potencial técnico. A promoção da Copa Ilhéus de Futebol é da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre) do Governo do Estado, em convênio com o Instituto de Inovação Tecnológica, Gestão e Desenvolvimento Social (Iades).

Wilson Salviano, presidente da Liga Ilheense de Futebol, destaca que o esporte é o maior aliado na batalha para tirar os jovens das drogas e incluí-los na sociedade. “Eventos como a Copa Ilhéus de Futebol contribuem para a formação de cidadãos, dando oportunidades para atletas da sede e do interior do município. O nosso desejo é que os nossos jovens estejam aproveitando o que a Sudesb, o Governo da Bahia e a Prefeitura Municipal de Ilhéus vêm realizando em toda a cidade para incentivar o esporte”, declarou.

Premiações – Além das premiações para os times e para os técnicos – campeão e vice, com troféus e medalhas, também serão contemplados o Artilheiro, o Melhor Goleiro e o Árbitro Revelação. Este último será avaliado por uma comissão formada por representantes das equipes competidoras, Liga Ilheense de Futebol, coordenação da Copa e Divisão de Esporte da Setur.