O Departamento de Vigilância à Saúde, setor ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizou, na manhã de segunda-feira (17), Capacitação em Manejo Clínico da influenza, Vigilância da Influenza e Fluxo de distribuição de Oseltamivir. O público-alvo da capacitação envolveu médicos e equipe de assistência à saúde, público e privada de Ilhéus e municípios vizinhos. O evento foi realizado no auditório da Unimed, na Avenida Soares Lopes, centro.

O chefe do setor de Vigilância à Saúde, Gleidson Santana Souza destacou que a capacitação teve o objetivo de atualizar os profissionais que atuam em toda rede assistencial para reforçar o manejo adequado da Influenza, de acordo com os protocolos vigentes do Ministério da Saúde, que preconizam o uso da medicação antiviral e a atenção especial aos casos de síndrome respiratória aguda grave.

O enfrentamento da influenza por Estado e municípios baianos requer um esforço institucional para a integração entre ações de vigilância em saúde e os serviços assistências, públicos e privados. As atividades visam, principalmente, a redução da mortalidade por influenza, por meio do diagnóstico e tratamento oportunos e adoção das medidas de controle recomendadas.

Entre os temas abordados pelos especialistas, Capacitação em Manejo Clínico, ministrado por Edmundo Patury, médico clínico especialista da Saúde da Família. Vigilância da Influenza, com Leisi Couto, que é enfermeira do Núcleo Regional Sul de Saúde de Ilhéus. Já o tema Fluxo de Distribuição do Oseltamivir, foi explanado pela farmacêutica do Núcleo Regional Sul de Saúde de Ilhéus, Ana Dalva Sampaio.

Influenza – A observação da circulação dos vírus no País ocorre desde o início de 2019, com a predominância da influenza A (H1N1) pdm09 em algumas unidades federadas e regiões do país – indicando o início da sazonalidade. Importante ressaltar que, apesar da sazonalidade do vírus ser maior no outono e inverno, no Brasil pode haver circulação em outras épocas do ano, devido às diferenças geográficas e climáticas regionais.