A Secretaria de Turismo e Esporte de Ilhéus (Setur) chancela parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), para formatar um novo produto turístico para a região cacaueira.  O objetivo da união é criar a “Trilha Científica do Cacau”, um roteiro temático que engloba aspectos da cadeia produtiva do cacau, sob uma perspectiva científica.

Encontro realizado na sede da Ceplac, situada no Km 22 da BR 415, nesta semana, deu inicio ao projeto. Na oportunidade, estiveram presentes o secretário de Turismo e Esporte de Ilhéus, Alcides Krushewsky, o diretor do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), Raul René Valle, o pesquisador da Ceplac, Dan Érico e o diretor de Agricultura da Prefeitura de Itabuna, Erlon Botelho, um dos idealizadores do projeto, além da equipe técnica da Setur, composta pelos turismólogos, Aidê Suzart, Ingrid Santana e Edjan Júnior.

Considerado um dos maiores órgãos de desenvolvimento regional do Brasil, a Ceplac, que recebe anualmente cerca de dez mil visitantes, por conta da crescente demanda, buscou a parceria da Setur, com a finalidade de desenvolver soluções sustentáveis que reinsiram a instituição na diversificação da oferta turística da região. No novo formato, estão previstas a reabertura da hospedaria e restaurantes para turistas e visitantes.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Alcides Krushewsky, a Ceplac já atrai milhares de pessoas, entre turistas, estudantes e profissionais das áreas de ciência e tecnologia, que buscam conhecimento em prol da conservação ambiental, visando ao desenvolvimento da atividade agroeconômica sustentável. “Formatar esse produto traz beneficio para nossa cidade e será mais uma opção de lazer para os turistas que visitarem Ilhéus” enfatiza.

Visitas – Atualmente, já existe uma visita ao órgão, iniciada com um breve vídeo institucional, que mostra a história da instituição e as atividades desenvolvidas nas áreas de pesquisa biológica, extensão rural, atividade agronômica e educação. Após esse momento, os visitantes passam pelo setor de piscicultura, onde podem apreciar carpas, tilápias e tambaquis. Na roça de cacaueiros, dá para ver os clones resistentes à vassoura-de-bruxa, cuja tecnologia é gerada pela Ceplac.

Outros locais importantes fazem parte do roteiro, como o de beneficiamento, fermentação e secagem do cacau, laboratórios de Biotecnologia, Microbiologia, Fitopatologia Molecular, dentre outros, localizados no Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec).