O Sindicato dos Radialistas de Ilhéus manifesta pesar pela morte do jornalista Roberto Rabat, 62, fato ocorrido nesta quinta-feira, 14, na unidade de tratamento intensivo do Hospital de Ilhéus.

Rabat foi o responsável por introduzir a linguagem popular no jornalismo político e também atuou como assessor de imprensa da Câmara de Vereadores de Ilhéus.

Em início de carreira foi repórter esportivo na Rádio Bahiana, nos anos de glória do futebol amador ilheense. Rabat também foi membro efetivo por mais de três décadas do Conselho Deliberativo do Colo Colo.

Sempre foi um profissional referência em toda a região sul da Bahia, com suas opiniões lúcidas e coerentes. Um abnegado pelas causas de Ilhéus e exemplo de pessoa simples e humilde, apesar da sua grandeza como homem de imprensa. Foi funcionário da Ceplac por mais de 30 anos e era Venerável da Loja Maçônica Elias Ocké.

O corpo está sendo velado no necrotério da antiga maternidade Santa Isabel, na cidade nova. O sepultamento é logo mais às 16 horas no cemitério da Vitória.

HOMENAGEM:

rabat

Em abril de 2014,  o Ex-vereador Cosme Araújo (PDT), a pedido do Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, Elias Reis,  peticionou e foi aprovado o Requerimento nº 043/2014, seguindo formalidades legais e regimentais, proposta de uso da tribuna da Augusta Casa de Leis, numa quarta- feira, dia 02 de abril, para que o Jornalista Roberto Rabat, em tempo regulamentar de 50 minutos, expusesse sobre a data alusiva ao DIA DO BLOGUEIRO e seus reflexos como meio de comunicação.

Naquela oportunidade Cosme Araújo fez questão de convidar pessoalmente Rabat, por reconhecer a sua capacidade jornalistica e o seu carinho e respeito reciproco pelo nobre advogado.

“A data é em reconhecimento aos profissionais que militam e desenvolvem um trabalho de extrema importância diante da velocidade da notícia. Nada mais justo em reconhecer todos esses, indistintamente, que provam online a importância da precisão da informação, dos louros e da critica construtiva, numa ferramenta altamente importante para a sociedade e para o mundo globalizado” ….parte do discurso emocionante de Rabat naquela tarde nublada.

Foi escolhido justamente o dia 04 de abril como DIA DO BLOGUEIRO EM ILHÉUS, a pedido dos próprios profissionais da área, por ter sido este, exatamente há 13 anos, o dia de inicio e colocação no ar-online do precursor de todos os blogs ilheenses, www.r2cpress.com.br, produzido e editado pelo jornalista Roberto Rabat. Roberto  era jornalista profissional, filiado à Associação Brasileira de Imprensa, ao Sindicato dos Jornalistas da Bahia e Federação Nacional dos Jornalistas, devidamente registrado sob o nº DRT 2471 – MTB-BA.

Deixará uma lacuna na imprensa regional;

O Sindicato dos Radialistas de Ilhéus manifesta seu pesar e solidariedade aos familiares e amigos neste momento de dor.

Ilhéus, 14 de Setembro de 2017.

Elias Reis

Presidente