Jailton Silva Santos, brasileiro, baiano de Santa Cruz da Vitória, nascido no dia 27 de abril de 1971. Ainda bebê, com apenas 11 meses veio para Ilhéus com seus pais, Antônio Santos e Joana de Oliveira. Em Ilhéus morou na Rua das Flores, no Alto da Conquista, onde seu pai negociava vendendo leite e daí tirava o sustento da família. Aos 13 anos de idade perde seu pai, falecido precocemente.

Com a morte do seu genitor, sua mãe é obrigado à trabalhar. Conseguiu um emprego no extinto Hospital Regional, em Ilhéus. Ainda cedo, Jailton foi trabalhar na Rádio Santa Cruz de Ilhéus como estafeta. Depois conseguiu um emprego no 1º Cartório de Notas do tabelião Raimundo Pacheco Sá Barreto. Lá, aprendeu muito com Sá Barreto e sua esposa, Dona Itassucê. No cartório conheceu muitas autoridades politicas e de famílias tradicionais de Ilhéus, já que Sá Barreto sempre foi uma pessoa querida e influenciadora local. Jailton conheceu de perto Jorge Amado, Adonias Filho e tantos outros escritores.

Jailton conviveu outrora com várias autoridades políticas a partir de meados dos anos oitenta. Antônio Olímpio, Rui Tatu, família Moura Costa, ex-deputado Sérgio Carneiro, ex-deputado Jorge Viana e recentemente foi assessor parlamentar do ex-vereador Cosme Araújo. Aprendendo a fazer política, em 1986 fez parte da campanha do saudoso Josapah Marinho ao governo do estado. Jailton foi líder estudantil do CEI, em Ilhéus. A partir daí começou a participar efetivamente da política partidária, inclusive envolvendo-se com manifestações públicas sempre em defesa dos estudantes e comunidades pobres.

Em março de 1995, Jailton foi nomeado na 6ª Dires, em Ilhéus, e já no segundo semestre do mesmo ano, é nomeado assessor pelo gabinete do governador na época, Dr. Paulo Souto. A correria de Jailton não para. Também já prestou serviços à Delegacia de Policia em Ilhéus.

No governo de Antônio Olímpio, prefeito de Ilhéus, foi nomeado chefe de gabinete da Fundação cultural, n’aquele ano dirigida por Sá Barreto. De volta a 6ª Dires, por pedido do governador, assumi como coordenador administrativo e financeiro da instituição.

Hoje Jailton Silva Santos, o Sputnik, faz parte do quadro funcional do executivo ilheense, indicado pessoalmente pelo prefeito Mário Alexandre, como gerente do Balneário Tororomba de Olivença.

Sputnik tem 2 filhos, quatro netos e reside no Condomínio Minha Casa Minha Vida, Residencial Vilela, onde ocupa a função de síndico por dois mandatos consecutivos, eleito democraticamente no voto. É considerado o melhor e mais atuante síndico do interior da Bahia, sendo inclusive convidado, constantemente, pela CEF para realizar palestras e passar suas experiências para outras unidades residências situadas no estado.

EM 2015 SPUTNIK RECEBEU O TÍTULO DE CIDADÃO ILHEENSE. E, 2019 recebeu o diploma de Amigo da Imprensa local.

Sputnik é uma pessoa conhecida, polemica e querida por todos. Um líder comunitário referência, que corre atrás e luta por sua comunidade. Sempre reivindicando melhorias para o residencial. Sujeito autêntico!

PARABÉNS SPUTNIK. que deus te dê muitos e muitos anos de vida. 50 anos de idade – 27 de abril de 2021.

São os votos do site: jornaldoradialista.com.br