Durante o desfile que celebra o 2 de Julho, Dia da Independência da Bahia, nesta terça-feira, cerca de 1.274 policiais e bombeiros irão atuar no cortejo que começa no bairro da Lapinha e segue até o Campo Grande, no Centro de Salvador.

O esquema especial da Secretaria de Segurança Pública conta com 268 câmeras de videomonitoramento, sendo 14 do Sistema de Reconhecimento Facial. As equipes também irão utilizar 398 Terminais Móveis de Comunicação e 75 rádios tetras, otimizando os acionamentos e a troca de informações.

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será ativado por representantes das Forças da Segurança, das Superintendências de Inteligência, Integrada da Ação Policial e de Telecomunicações, além da Casa Militar do Governador, SAMU, CCR Metrô e órgãos municipais.

Já a atuação da Polícia Militar contará com equipes territoriais e especializadas para garantir a segurança durante a festa. As guarnições intensificarão as abordagens no trajeto do cortejo, em pontos de ônibus e estações. Militares também acompanharão a passagem do fogo simbólico.

O efetivo da Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deltur/Pelourinho) e da 2ª Delegacia Territorial (DT/ Liberdade) será reforçado pela Polícia Civil para a formalização de procedimentos, onde os agentes atuarão também de forma velada, buscando identificar e coibir crimes.

Ainda patrulhas e viaturas do Corpo de Bombeiros estarão no local para atendimento pré-hospitalar e salvamentos. Um caminhão auto-tanque-bomba e unidades de Resgate ficarão estacionadas em pontos estratégicos. Atuarão na sede também peritos do Departamento de Polícia Técnica da Bahia, na Avenida Centenário, recepcionando eventuais solicitações.