O 30º Chocolat Festival Bahia em nada deixou a desejar e ofereceu ao público um final de semana repleto de opções. Neste ano, o festival chegou à sua 14ª edição em Ilhéus, atraindo 70 mil visitantes no Centro de Convenções, dos dias 20 a 23 de julho, e alcançando a meta de faturamento com negócios diretos, que ultrapassou os R$ 20 milhões. Iniciativa consagrada na cidade, o evento é considerado o maior no segmento de chocolate e cacau da América Latina e reúne toda a cadeia produtiva, desde o fruto até o produto final.
A programação contou com palestras, debates, rodas de conversa, degustação e aulas de culinária, além de mais de 300 expositores e cerca de 120 marcas regionais de chocolate e derivados do cacau, além de diversas manifestações culturais, artesanato, literatura, gastronomia regional e apresentação de artistas locais. Conforme os organizadores, o festival contabiliza mais de 20 edições realizadas entre Bahia, Pará e São Paulo, levando diversas marcas de bean to bar, premium e gourmet.
Para o prefeito Mário Alexandre trata-se de mais uma ação exitosa de fomento ao turismo, com objetivo de diversificar as atividades e exaltar o trabalho dos pequenos produtores e microempreendedores, bem como contribuir diretamente para o crescimento vertiginoso desse mercado na região, tornando-se um marco na história recente do sul da Bahia.
Parte da programação, o 6º Fórum Anual do Cacau debateu temas ligados ao setor, com palestras ministradas por especialistas. O encontro é responsável por disseminar conhecimento, compartilhar casos de sucesso e unir os diferentes atores da cadeia para discutir soluções rumo a um setor mais próspero e sustentável.
O Chocolat Bahia permite a troca de experiências e divulgação de novas tecnologias que consolidam a região não apenas como produtora de cacau, mas também de chocolates de origem, com alto valor agregado.
“Estou participando do festival pela terceira vez. Acompanho todo o trabalho, que impulsiona o discurso sobre a importância da cadeia produtiva do chocolate há mais de uma década. O Chocolat Bahia é uma grande oportunidade para que possamos apresentar os nossos produtos e levar a nossa marca para diversas regiões do país e do mundo”, comentou a expositora Sheila Tomaz.
A próxima edição, o Chocolat Amazônia, acontece de 17 a 20 de agosto, em Belém, capital do Pará.
A 14ª edição do Chocolat Bahia Festival é uma realização da MVU Empreendimentos. O evento conta com as parcerias do Governo do Estado da Bahia, Prefeitura de Ilhéus, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Estado do Pará, Fieb, CNI, Sebrae, Apex, Ceplac, Banco do Nordeste, Desenbahia, Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), Associação do Turismo de Ilhéus (Atil), Costa do Cacau Convention Bureau, Centro de Inovação do Cacau (CIC), IF Baiano – Campus Uruçuca, CocoaAction Brasil, Biofábrica da Bahia, Associação dos Produtores de Cacau (APC) e CDL Ilhéus.
Sem Comentários!
Não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar.