A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito e Mobilidade (Sutram), informa alterações em algumas rotas de acesso às praias, durante o feriadão do Réveillon, quando a cidade recebe milhares de visitantes de todas as partes do Brasil. Segundo o diretor municipal de Trânsito, Gilson Nascimento, cerca de 20 agentes estarão de prontidão em diversos pontos da cidade, a fim de organizar o fluxo de veículos, principalmente nas vias de passagem para a ponte Lomanto Júnior, que liga o centro à zona sul.

A operação da Sutram começa pela rodoviária, onde os veículos que chegam a Ilhéus serão direcionados sempre para a direita, evitando fila dupla e engarrafamento próximo ao acesso à Avenida Princesa Isabel. “Iremos interromper o semáforo de entrada da Princesa Isabel, garantindo melhor fluidez para quem está chegando na cidade. Ainda na Princesa Isabel, teremos uma equipe da Sutram que estará com o apoio de um drone, observando a quantidade de veículos circulando no local, por ser uma rota de fluxo intenso, em direção à ponte do Pontal”, explica Gilson Nascimento.

A Sutram também redobrará a fiscalização no entorno da Praça Cairu e fechará o acesso para quem desce a ladeira do plano inclinado, na Conquista, em direção à ponte. A descida da ladeira será interditada entre a tarde de sexta-feira (28) e a quarta-feira (2).

Operação de retorno – Os motoristas em trânsito durante o feriadão de fim de ano contarão com a operação de retorno no dia 1º à tarde e no dia 2 pela manhã, quando a Sutram disponibilizará uma equipe na Rua Barão de Rio Branco, para evitar interrupção da 13 de Maio, no Pontal, e outra equipe na cabeceira da ponte, possibilitando acesso direto à Avenida Princesa Isabel para quem se dirige a Itabuna. “Para isso, interromperemos o fluxo de subida da Praça Cairu para a ponte, direcionando por baixo da ponte, assim não teremos conflito na cabeceira da ponte de um grupo que sobe e de outro grupo que está descendo”, esclarece.

Os agentes de trânsito estarão de prontidão também na zona norte, no Parque Infantil. Gilson Nascimento ressalta que a zona norte tem uma fluidez melhor, por ter vias duplas e mais largas. “Mas estaremos mobilizados, caso surja algum acidente. Também teremos dois guinchos de prontidão, para retirada imediata de algum carro que quebre na ponte ou em outro ponto importante da cidade, congestionando o trânsito”, adianta.

Estacionamentos – Este ano, a Sutram prevê uma melhora quanto aos estacionamentos nas principais artérias da cidade, por conta da Avenida Soares Lopes ter passado por um reordenamento do trânsito. “Mesmo assim, uma equipe estará de plantão, todas as noites, no trecho do projeto Cidade Verão, orientando as pessoas sobre o estacionamento”, diz o diretor de Trânsito.

“Aconselhamos que busquem sempre os estacionamentos regulares, não estacionem no canteiro central, principalmente desde a praça Castro Alves até o Centro de Convenções, onde as vias são mais estreitas e o estacionamento indevido estrangula o trânsito tanto para veículos, ciclistas e pedestres”, completa.