A Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran) de Ilhéus realiza vistoria para verificar as condições de trafegabilidade dos táxis que circulam no município. O processo de renovação do alvará acontece na Base Operacional do órgão, situada na Rua 14 de Agosto, s/n, bairro da Cidade Nova, ao lado do Ginásio de Esportes Herval Soledade. O atendimento é feito de acordo com as datas determinadas para cada “praça” e por ordem de chegada, das 8 às 13 horas, até o dia 6 deste mês.

Para realizar a vistoria são exigidas as cópias do alvará de circulação; cartão de identificação; carteira nacional de habilitação (com observação que exerce atividade remunerada); certidão de condutor emitido pelo Departamento de Trânsito da Bahia (Detran); Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV); e duas foto 3×4 recentes (máximo de seis meses).

Além disso, outros documentos são solicitados, a exemplo do atestado de antecedentes criminais autorizado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia; certidões liberadas pela justiça Estadual e Federal; cópia do curso de condutor de táxi; inscrição como autônomo no INSS; título de eleitor; e comprovante de residência atualizado, em nome do requerente.

A Sutran informa que o proprietário de táxi deve ficar atento para a data da vistoria. De 2 a 6 de abril o atendimento é feito para os taxistas das “praças” 1, 2A, 2B, 2C, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10; e de 9 a 14 de abril para quem trabalha nas “praças” 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20 e 21. O alvará de circulação será entregue a partir de 17 deste mês, com previsão de terminar os trabalhos no dia 20.

Na oportunidade, os taxis estão ganhando uma nova identidade visual, que remete aos principais símbolos de Ilhéus, com informações da praça de origem e número do veículo.

Se o taxista que não comparecer nas datas e horários determinados de acordo com sua “praça” ele irá aguardar o término de todo o processo de vistoria para então agendar nova data. Também estará sujeito ao atraso na expedição e entrega do alvará e cartão de identificação.