O TCU (Tribunal de Contas da União) divulgou uma nota desmentindo uma declaração feita pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que afirmou que o órgão teria um relatório “questionando o número de óbitos no ano passado por Covid”. A declaração foi dada nesta segunda-feira (7) às pessoas que o esperavam, no Palácio da Alvorada.

O presidente disse que o TCU tem um relatório afirmando que 50% dos óbitos por Covid não morreram pelo vírus. O tribunal, contudo, desmentiu a informação divulgada e, por meio de nota, ressaltou que não há informações de que o número de pessoas mortas no país seja menor do que o divulgado pelo Ministério da Saúde em relação à covid-19.

“O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ’em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid’, conforme afirmação do presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje”, escreveu o órgão.

No encontro com bolsonaristas, Bolsonaro ainda afirma que a imprensa não irá divulgar a informação, mas que cuidará pessoalmente de dar publicidade ao suposto relatório por meio de jornalistas aliados.

“Esse relatório saiu há alguns dias. Logicamente que a imprensa não vai divulgar. Já passei para três jornalistas com quem eu converso e devo divulgar hoje à tarde. E como é do TCU, ninguém queira me criticar por causa disso. Isso aí muita gente suspeitava. Muitos vídeos que vocês viram de Whatsapp, etc, de pessoas reclamando que o ente querido não faleceu daquilo. Está muito bem fundamentado, todo mundo vai entender, só jornalista não vai entender. O resto, todo mundo vai entender”, disse.

O ministro Benjamin Zymler, que é o relator no TCU de assuntos relativos à pandemia do coronavírus, informou logo depois a colegas que a informação de Bolsonaro não era verdadeira. No relatório citado pelo presidente, técnicos do tribunal, na verdade, afirmam que as mortes por problemas respiratórios subiram no Brasil, bem como por problemas cardiovasculares para os quais a Covid-19 pode ter contribuído.

O relatório afirma que os números de óbitos em registros cartoriais mostram que entre 2019 e 2020 o registro total de mortes por doenças no aparelho respiratório aumentou em 157.976. E, por doenças cardiovasculares, em 175.009. Os números poderiam indicar apenas que a Covid-19 pode não ter sido a principal causa da morte, “tendo influenciado em óbitos causados por outras doenças”.

Ou seja, além das mortes efetivamente causadas pelo novo coronavírus, a doença pode ter contribuído também para a morte por outras causas no país.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil