As comemorações dos 489 anos de fundação e 142 de elevação à categoria de cidade começaram cedo, na quarta-feira (28), feriado municipal.

Após alvorada festiva, a tradicional cerimônia de hasteamento das bandeiras, com a participação da Banda da Polícia Militar. Acompanhado da deputada estadual Soane Galvão e demais autoridades políticas, civis e militares, o prefeito Mário Alexandre participou, em seguida, da missa solene celebrada na Catedral de São Sebastião.

28 de junho; ilhéus 489 anos

Como parte integrante dos atos comemorativos, a comitiva municipal realizou um tour pelo Centro Histórico, com a presença dos secretários estaduais Bruno Monteiro (Cultura) e Adélia Pinheiro (Educação). Logo após, foi realizada visita ao distrito do Rio do Engenho.

28 de junho; ilhéus 489 anos

“Eu só tenho a agradecer. Peço a Deus que me dê forças para continuar lutando por Ilhéus. Eu fico extremamente feliz em ajudar a construir uma história próspera para o nosso povo. Com muita fé e união vamos seguir trilhando um caminho de desenvolvimento, valorizando a nossa cultura e garantindo qualidade de vida a cada cidadão”, destacou Mário Alexandre.

28 de junho; ilhéus 489 anos

Honrarias – No início da noite, o prefeito entregou homenagens a pessoas que contribuem para o desenvolvimento do município.

28 de junho; ilhéus 489 anos; comenda

Instituída pela Lei 2.191 de agosto de 1985, a comenda mérito São Jorge dos Ilhéos foi prestada ao reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes, ao secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, a yalorixá Carmosina Mota, ao empresário do ramo hoteleiro, Ednei Espírito Santo, ao secretário de Turismo da Bahia, Luís Maurício Bacellar, ao tenente-coronel da Polícia Militar da Bahia, Sandro Crispim Ferreira Lopes, e a médica pediatra, Zilda Suely Alves.

28 de junho; ilhéus 489 anos;comenda

A solenidade marcou ainda a reabertura do Teatro Municipal ao público, após reforma na parte estrutural e elétrica do espaço. A Prefeitura explica que o reparo geral objetiva resgatar e conservar a cultura da cidade, por sua relevância artística, histórica e afetiva e fomento ao turismo. O show do cantor Jau deu o tom na solenidade, conforme programação prévia do evento, que foi organizado no início deste ano.

O músico baiano externou o seu contentamento em participar de um evento no dia do aniversário de Ilhéus, culminando com a reabertura de um dos principais equipamentos culturais da cidade. Segundo ele, “o coração transbordou de alegria”, disse.

show de Jau

Obras – Nesta sexta-feira (30), a Prefeitura entrega os serviços de manutenção preventiva do Viaduto Catalão, a partir das 16h. No sábado (1º), a comunidade do bairro Esperança recebe da gestão municipal a pavimentação com drenagem na Vila Freitas. O ato acontece às 16h.

O programa Caminho dos Altos também integra a programação, por meio da entrega das escadarias da Princesa Isabel, no dia 9 de julho, às 11h, e do Teotônio Vilela, no domingo seguinte, 16 de julho, às 11h.